Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Valério Zelaya

O governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) acompanhou o Presidente Lula durante a visita à fábrica de dormentes da TIISA, na cidade de Talismã, na divisa com o estado de Goiás. Durante a visita, o presidente acompanhou a fabricação de dormentes e em seguida percorreu de trem um trecho de 17 km até chegar na divisa Tocantins/Goiás, onde instalou alguns dormentes.

Em Palmas, o governador recepcionou o presidente em sua chegada no Aeroporto Lysias Rodrigues. Em seguida, o presidente e sua comitiva seguiram para o local de inauguração do trecho de 256 km da Ferrovia Norte-Sul, ligando Palmas e Porto Nacional ao Pátio Multimodal de Colinas. De acordo com o presidente da Valec, José Francisco das Neves (Juquinha), a previsão é que até 20 de dezembro, os trilhos cheguem até Anápolis (GO).

O governador, que não participou da inauguração em cumprimento à Legislação Eleitoral, fez questão de enfatizar a importância da ferrovia para a consolidação do desenvolvimento do Tocantins. “Essa é uma das mais importantes conquistas para o nosso Estado, já que representa a chegada de novas indústrias, a geração de novos empregos e mais oportunidade para nossa população”, afirmou.

Ferrovia

Entregue pelas mãos do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, foram inaugurados dessa vez, 256 quilômetros de trilhos que vão interligar o Pátio Multimodal de Colinas do Tocantins ao Pátio Multimodal de Palmas/Porto Nacional, localizado a 20 quilômetros da Capital.

Só na construção deste trecho foram investidos R$ 821 milhões. Com os pátios multimodais são R$ 980 milhões em investimentos.

Para a prefeita de Porto Nacional, Teresa Martins (PDT), a conclusão deste trecho é a garantia de importantes conquistas para o município. Segundo a prefeita, será implantado no local um pátio industrial para o recebido de produtos como petróleo e produção agrícola. “Atrás desse desenvolvimento vêm as nossas indústrias e vem também a geração de emprego e renda”, completou.

Em seu pronunciamento, Lula foi incisivo ao falar da importância da ferrovia para o Estado e para o Brasil. Lançada em 1987, só agora as obras são realidade. Hoje, são 504 quilômetros concluídos. “Esse é o futuro do Tocantins”, afirmou.

Também estavam presentes o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o ministro interino dos Transportes, Mauro Barbosa; o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), além de outras autoridades.

Fonte: Secom