Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

“O povo de 2010 não é mais massa de manobra. Hoje não se pode colocar alguém para sair por aí mentindo e achar que o povo vai acreditar; o povo sabe quando estão querendo inventar, criar coisas novas.” A declaração é do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que esteve no Tocantins nesta terça-feira, 21, para inaugurar o trecho de 256 km da Ferrovia Norte-Sul entre Colinas do Tocantins e Porto Nacional, e reafirmar seu apoio à reeleição do governador Carlos Gaguim (PMDB).

Vestindo uma camisa vermelha, Lula simbolizou seu apoio à reeleição de Carlos Gaguim, que não pôde participar da inauguração, devido à legislação eleitoral. Ao seu modo, utilizando metáforas e comparações, o presidente mandou um recado aos eleitores tocantinenses.

“Já tomei muita chibatada nesta vida que minhas costas estão mais grossas que casco de tartaruga. Mas este País não volta mais ao passado”, afirmou o presidente, que recebeu o apoio maciço de cerca de 15 mil pessoas, que constantemente gritavam o nome de Gaguim. Na ocasião, o presidente Lula cumprimentou Dona Raimunda, uma das defensoras da reeleição de Gaguim e que prestigiou o evento.

O presidente Lula também fez questão de lembrar aos brasileiros e tocantinenses como ele tinha recebido o governo, após oito anos de gestão do PSDB.

“Na época quando assumi o governo, o FMI (Fundo Monetário Internacional) estava aqui dizendo o que a gente deveria fazer, como vender as estatais, pegar dinheiro emprestado com eles, enfim, fazer tudo diferente do que já foi feito. Nós arrumamos a casa, pagamos o que devíamos ao FMI e dissemos: não precisamos mais de dinheiro, queremos é nossa liberdade de volta”, afirmou Lula, complementando que o Brasil se tornou credor do FMI.

Na inauguração do trecho da Ferrovia Norte Sul, Gaguim foi representado pelo vice-governador Eduardo Machado, que destacou a importância para a reeleição de Gaguim contar com o apoio do presidente Lula. “O governador que trabalha ao lado do presidente Lula para viabilizar o desenvolvimento do Tocantins”, afirmou Machado.

Também participaram do evento o presidente do Senado, José Sarney; os ministros dos Transportes, Mauro Barbosa, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; do presidente da Valec – estatal que está construindo a ferrovia, José Francisco das Neves, o Juquinha; além da prefeita de Porto Nacional, Teresa Martins; de Palmas, Raul Filho, e mais 59 prefeitos tocantinenses.

Fonte- Assessoria de Imprensa/Força do Povo