Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou hoje (20) que o Censo 2010 coletou dados de 74% da população do país. Os números mostram que desde de 1º de agosto foram visitados 73% dos 58 milhões de domicílios. O IBGE terminou a coleta de dados em 300 em dos 5.565 municípios do país, o equivalente a 5% do total de cidades, segundo informações disponíveis em sua página na internet.

O recenseamento está mais rápido em Rondônia, onde 84% dos municípios foram recenseados. No Tocantins (82%), o percentual também é alto, assim como na Paraíba (81%). No Sudeste e no Sul, a coleta está mais avançada no Rio de Janeiro (80%) e no Paraná (80%).

Em função das grandes distâncias, no estado do Amazonas só foi visitada a metade dos domicílios (51%). O percentual também é baixo no Pará (60%) e no Acre (62%), com percentuais abaixo da média nacional, de 74% de domicílios recenseados.

Segundo o IBGE, o estado com o maior número de municípios recenseados é Minas Gerais (93), seguido por São Paulo (83) e Santa Catarina (32). No Distrito Federal, Acre, Amapá, Espírito Santo, Maranhão e em Mato Grosso do Sul o censo não terminou o trabalho em nenhuma cidade.

O Censo 2010 se estenderá até o final de outubro. O objetivo é o de obter dados que auxiliem na elaboração de políticas públicas e no planejamento do setor privado.

Fonte: Agência Brasil