Polí­tica

Foto: Walquerley Ribeiro

O prefeito de Palmas, Raul Filho (PT) fez parte da comitiva do presidente da República Luís Inácio Lula da Silva durante a entrega de 256 km do trecho da Ferrovia, que liga o Pátio Multimodal de Colinas do Tocantins ao de Palmas/Porto Nacional nesta última terça-feira, 21.

“Hoje é um dia especial para nós palmenses. A concretização de um sonho que nos enche de orgulho e perseverança. Temos certeza que, a partir de agora, todo o estado do Tocantins terá enormes condições de oferecer as grandes empresas nacionais e multinacionais uma logística de qualidade. Só temos a agradecer oo presidente Lula e toda a sua equipe pelos esforços concentrados para a realização desta obra”, destacou o Prefeito.

Durante a inauguração o presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, José Francisco das Neves (Juquinha), empresa responsável pela execução das obras afirmou que desde o início da obra ainda no governo do presidente José Sarney, também presente ao evento, o País não tinha avançado tanto em relação à construção de ferrovias, como agora na atual gestão do presidente Lula. “A conclusão da obra está prevista para o dia 20 de dezembro, e será a maior ferrovia em operação em todo o Brasil, estaremos ligando e promovendo o desenvolvimento econômico da nação com o melhor aproveitamento de renda”, frisou.

Durante a sua fala, o presidente Lula, visivelmente emocionado, ressaltou que, “em seu governo os investimentos em infraestrutura de transportes giravam em torno de 1,3 bilhões mensais, resultado de uma política séria, que inclui investimentos em outras localidades a exemplo da Transposição do São Francisco, que irá beneficiar aproximadamente 12 milhões de pessoas na região Nordeste, construção de pontes, rodovias, duplicações de vias federais dentre outras”. Ele complementou dizendo com isso o Brasil estará se fortalecendo perante a economia mundial e dando um passo importante a consolidação deste nosso País.

Lula destacou ainda que, já está sendo licitados também os trechos de ferrovia entre Ouro Verde, em Goiás e Estrela do Oeste, em São Paulo e também o trecho da Oeste-Leste (Ilhéus – Barreiras, na Bahia), que será ligada a Ferrovia Norte-Sul na cidade de Figueirópolis, no Tocantins. “A nossa intenção é fazer com que o país volte a ter ligações de ferrovias em todas as regiões do país. A Ferrovia Norte-Sul é a ‘espinha dorsal’ e as demais serão interligadas a ela. Desta maneira queremos levar a todos os brasileiros mais oportunidades de trabalho, com dignidade e fazer com que as nossas famílias brasileiras possam ter mais qualidade de vida, concluiu o presidente.

Participaram do evento, o Presidente do Congresso Nacional Senador José Sarney, o ministro interino do Transportes, Mauro Barbosa, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o governador de Goiás, Alcides Rodrigues, o vice-governador do Tocantins, Eduardo Machado, prefeito de Palmas, Raul Filho, prefeita de Porto Nacional Tereza Martins, demais prefeitos da região, além de outras autoridades e a comunidade em geral.

Fonte: Ascop