Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Ciclistas percorrem avenidas da Capital para alertar a população sobre o uso racional de carros. Este é o segundo ano que Palmas comemora com um passeio ciclístico o Dia Mundial sem Carro. A mobilização surgiu em 1997 na França e em 2001 chegou ao Brasil, com a adesão de 11 cidades, e este ano contou com 27 municípios.

O passeio teve como ponto de partida o Espaço Cultural, José Gomes Sobrinho, passando pela Praça dos Girassóis e como ponto de chegada o Parque Cesamar, onde os participantes contaram com uma vasta mesa de frutas e sorteios de brindes como squeezes, câmaras de ar, capacetes e luvas.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Meio ambiente e Habitação, Eduardo Manzano, fez todo o percurso de bicicleta ao lado de sua esposa, e na oportunidade agradeceu a presença de todos. “Estou muito satisfeito com este evento, que a Prefeitura de Palmas participa pela primeira vez como poder público. Ações como essa possibilitam um ambiente melhor para a sociedade”, destacou o secretário.

“Fiquei muito contente com a participação de todos que se dispuseram a aderir à campanha, uma vez que ela não objetiva apenas diminuir a poluição do meio ambiente, causada pelo alto número de carros, mas também a humanização da cidade em que queremos viver”, ressaltou a gerente de Educação Ambiental e Projetos, Sílvia Cecília Rodrigues.

O evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Habitação (Sedumah) e contou ainda com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, Bombeiros, Guarda Metropolitana, ATTM, EcoBike, Casa Bike e Lojas Nosso Lar.

Para o sócio fundador da EcoBike, Marlos Ferreira, o passeio foi uma ótima iniciativa da Sedumah, que deve oferecer este evento todos os anos para que se torne tradição em Palmas. Ferreira considerou ainda que com eventos como este, “aos poucos as pessoas tomarão consciência do uso racional de veículos, deixando-os na garagem em percursos curtos”.

Dia Mundial sem Carro

A campanha de mobilização é um alerta à população sobre os malefícios trazidos com o aumento de automóveis nas ruas, como congestionamentos, poluição e acidentes. Neste ano a Prefeitura de Palmas aderiu à campanha, fortalecendo a data com distribuição de material informativo e passeio ciclístico.

Fonte:Ascop