Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O Hospital Dom Orione (HDO), o maior Hospital privado do Tocantins, adquiriu no começo deste mês o EVIS EXERA II, um aparelho endoscópico que facilita a descoberta de tumores cancerígenos em estágio inicial, na região dos órgãos ocos do Sistema Gástrico, que compreende estômagos, esôfago, duodeno e intestino. O diagnóstico se dá a partir de cenas filmadas em alta definição que possibilita ao médico endoscopista descobrir com maior precisão a existência de células propensas a se tornarem tumores de câncer.

O novo aparelho foi comprado por 400 mil reais e já está em funcionamento desde o começo da semana nas dependências do Setor de Endoscopia do Hospital. O EVIS EXERA II é um aparelho de tecnologia japonesa, que deve realizar cerca de 60 exames semanais e atender cerca de 15 pacientes por dia. Qualquer pessoa pode ser submetida ao exame, desde que tenha algum convênio com o hospital ou tenha interesse em fazer particular, com custo acessível em torno de 200 reais.

Exames

O exame se dá a partir de um espectro de luz colorida que é emitida nos órgãos ocos e começa quando um tubo flexível é introduzido pela boca do paciente sedado. Após lançar os feixes de luz, cenas são capturadas e enviadas para a central processadora de imagens. A emissão desses feixes garante ao exame riqueza de detalhes às imagens, facilitando a filmagem detalhada do grupo de vasos sanguíneos, localizados ao redor de um suposto tumor. Depois de realizado o exame, o médico pode visualizar com mais precisão as alterações nos órgãos filmados, tais como variações nas veias, inflamações - como gastrites, e até lesões graves, como tumores malignos e pré-malignos, ainda em estado precoce e tratável, a partir da observação do que está por baixo do tecido.

“Essa máquina tem uma capacidade de resolução muito grande. Temos dois benefícios com ela. Um é a Comoscopia sem o uso do corante, ou seja, você isola as cores vermelhas e faz com que os vasos sanguíneos sejam contrastados; A outra é a Magnificação de Imagem, que é um aumento de até 75 vezes na cena que conseguimos visualizar no aparelho” comemorou o endoscopista Sebastião Geraldo de Melo. “O paciente que tem um câncer precoce, tem uma grande capacidade de cura grande”, disse o endoscopista, ressaltando que, após sinais de câncer serem detectados no organismo, as mucosas dos órgãos podem ser retiradas.

Aparelho

O aparelho, por enquanto, é o único da Região Norte do Tocantins e Norte do Brasil e pode funcionar até 24 horas por dia. Desde que começou a funcionar, o novo aparelho fica em atividade 15 horas durante o dia e é capaz de realizar exames que variam de 3 a 5 minutos. Pacientes como o funcionário público João Vicente Soares, aprovam a novidade. “A máquina é muito boa, porque se ela facilita a descoberta de câncer, deixa o diagnóstico mais preciso. E isso é excelente” afirmou ele.

Fonte: Assessoria de Imprensa Hospital Dom Orione