Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Philipe Bastos

Na manhã desta segunda-feira, 27, o advogado da coligação Força do Povo, Sérgio do Vale, protocolou junto ao Tribunal Regional Eleitoral um requerimento pedindo a extinção da liminar que proíbe os veículos de imprensa de exibirem informações sobre o processo do Ministério Público de São Paulo, no qual o nome do governador e candidato à reeleição, Carlos Henrique Gaguim (PMDB) foi citado por investigados.

Sérgio do Vale explicou que, a coligação decidiu pedir a retirada da restrição à imprensa, mesmo mantendo o entendimento de que isso causa prejuízo ao candidato do PMDB. "Mesmo assim a coligação e o candidato requereram junto ao desembargador o pedido da retirada da liminar”, completou.

O advogado da Força do Povo afirmou, ainda, que não existiu absurdo nem no pedido liminar e nem no pedido da retirada das restrições à imprensa. Segundo Vale, não foi dado ao governador sequer o direito de ser processado e de ser defendido. “Já o condenaram”, concluiu.

Sérgio do Vale reiterou que o governador não está sendo investigado e nem recebeu nenhuma acusação por parte do Ministério Público. “Vale lembrar que além da liberdade de imprensa, está também em discussão o direito de defesa do candidato, que sequer é alvo de denúncia por parte do Ministério Público. Está havendo uma condenação sem que haja acusação”, explicou Sérgio do Vale.

Mesmo pedindo a retirada da restrição, o advogado da Força do Povo informou que atitude não demonstra reconhecimento de erro ao proibir a veiculação de matérias nos veículos de imprensa. Contudo, Vale admite que houveram prejuízos à imagem do governador. “O prejuízo que se tentou evitar, não foi evitado”, constatou.

Pedido à imprensa

O advogado afirmou que, tanto a coligação, quanto o próprio governador, não são contra a veiculação de matérias sobre o processo que acabou envolvendo o nome de Gaguim, em São Paulo. No entanto, ele foi enfático ao pedir aos veículos de comunicação que divulguem o relatório do Ministério Público de SP na íntegra. “Nós pensamos em pedir à imprensa que publique o processo por completo e que informe a origem desta informação”, completou.

Segundo Sérgio do Vale, não existe um processo, ou uma investigação contra o governador Tocantins. “O relatório traz somente uma fala do governador”, informou.

Defesa do governador

Sérgio do Vale explicou que ainda não conseguiu ter acesso à íntegra do relatório do MP de São Paulo e que por isso ainda não existe uma estratégia jurídica de defesa do governador Gaguim contra as supostas acusações do Ministério Público de São Paulo. “Nós ainda não preparamos uma defesa por que ainda não há um processo”, afirmou, completando que o jurídico de Gaguim já requereu, inclusive ao Supremo Tribunal Federal.

O.O. Lima

O representante legal da Força do Povo, na ocasião do protocolo do pedido ao TRE, informou que as acusações de pagamentos feitos à empresa O.O Lima são infundadas. “O Estado ainda não pagou um centavo à O.O Lima”, destacou. Segundo ele, esta é uma informação do governador Gaguim, “e não do meu cliente Gaguim”.