Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Coordenação Regional da Funasa do Tocantins (Core-TO) iniciou nesta última quinta feira (23), mais uma Oficina de Educação em Saúde e Mobilização Social para profissionais de saúde indígena. Nessa etapa foram beneficiados os Pólos bases de Formoso de Araguaia, Tocantínia e Casa de Apoio ao Índio de Gurupi, contemplando todo Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins – Dsei - TO.

O objetivo é interagir com os profissionais quanto ao planejamento e execução das ações de educação em saúde de forma permanente, com um referencial pedagógico, levando em consideração as possibilidades e dificuldades encontradas pelas equipes nas suas práticas diárias.

A visão da educação em saúde por parte dos profissionais, o planejamento como atuação na prática diária e o fator comunicação em saúde para o bom desempenho do trabalho em equipe, foram os temas abordados durante a oficina.

Participam do evento enfermeiros, dentista, técnico de enfermagem, auxiliar de consultório dentário de saúde indígena. Os técnicos Mailde Monteiro, responsável pela equipe de Educação em Saúde da Core, Ivaneizília Nolêto, Chefe do Dsei – TO e Fabiano Carvalho, responsável pelas ações de saúde mental do Dsei, estão ministrando a oficina.

De acordo com Mailde Monteiro, o processo metodológico da Oficina será o dinamizador, participativo e problematizador, através da observação da realidade (levantamento dos problemas); pontos chaves, teorização, hipótese de solução e a aplicação à realidade dos participantes.

Para a Assistente Social, Maria de Lourdes Lopes, da Casa de Apoio ao Índio de Gurupi, sua expectativa é das melhores possível com relação à Oficina. “é mais uma oportunidade de conhecimento, uma troca de experiências entre os colegas que trabalham com a população indígena para o planejamento de ações educativas de forma continuada e eficaz em suas comunidades.” Afirmou Loudes.

A oficina está acontecendo no município de Formoso do Araguaia, região sudoeste do Estado e segue até terça – feira, dia 28.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Funasa