Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A 20 dias do segundo turno das eleições a base aliada do presidente Lula e da candidata do PT, Dilma Rousseff no Tocantins ainda não se unificou nas mobilizações em torno da campanha da petista no Tocantins.

Dilma teve votação expressiva no Estado no primeiro turno já que o governador eleito Siqueira Campos (PSDB) fez movimentação tímida em torno do candidato do partido José Serra (PSDB). A petista, porém, não veio ao Estado.

O PT já reuniu a executiva e ainda prefeitos do partido para o início das mobilizações nos municípios, no entanto, os partidos da base ainda não definiram como vão participar da campanha no Tocantins.

Reunião com aliados

O governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) deverá chamar uma reunião com os partidos aliados para esta terça-feira, 12, quando vai definir sua participação na campanha da Dilma. “Estamos aguardando o governador, já que maioria dos partidos aliados são da base dele. Esse encontro deve acontecer amanhã”, frisou o presidente regional do PT, Donzeti Nogueira.

Nogueira conta que conseguiu fazer contato apenas com o senador eleito, ex-governador Marcelo Miranda (PMDB). “Conversei com o Marcelo e ele garantiu que vai fazer as articulações dentro do PMDB”, afirmou.

O PMDB, que tem Michel Temmer como indicado a vice de Dilma,ainda não marcou nenhuma mobilização em prol da presidenciável. O partido tem seis deputados estaduais eleitos e ainda mais um federal.

Outro aliado importante na base de Dilma é o PP, presidido pelo deputado federal Lázaro Botelho e que tem ainda mais um representante na Assembleia. Nogueira afirmou que ainda não conseguiu contato com o presidente.São ainda da base o PDT e o PSB, ambos com representantes na Câmara.

Ribeiro na coordenação

Também aliado de Dilma está o PR, que tem à frente o senador João Ribeiro. O presidente do PT aguarda ainda contato com Ribeiro para discutir a campanha de Dilma no Estado. O senador já afirmou que será um dos coordenadores da campanha da petista no Tocantins mas até agora não fez nenhuma mobilização.

Articulação para Serra

O governador eleito deve viajar a alguns municípios do Tocantins na próxima semana para agradecer a vitória e ainda levar o nome do candidato do seu partido, José Serra. Por outro lado, a senadora Kátia Abreu (DEM) também aliada de Serra, mobilizará os sindicatos e ainda os maiores municípios em prol da candidatura do tucano.

O PV, presidido pelo deputado estadual Marcelo Lelis, também deve reforçar a campanha de Serra.