Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A Fundação Cultural de Palmas (FCP), com apoio da Universidade Federal do Tocantins, promove de 14 de outubro a 05 de novembro a “1ª Exposição Aperitivos” na Galeria Municipal de Artes, localizada no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, das 8h às 21h. A abertura da exposição acontece nesta quarta-feira, 13, às 19h.

A exposição vai exibir os trabalhos do artista Thiago Ramos, que trabalha com o fanzine, ou seja, um veículo de comunicação autoral feito artesanalmente com colagens e distribuídos através de fotocópias. A exposição terá quadrinhos, ilustrações, textos diversos, receitas, horóscopo sexual, petiscos, croquetes, dentre outros.

O Curador da FCP e professor do Centro de Criatividade, Antonio Netto, diz que o trabalho do artista é feito com todo um cuidado estético e literal. “O fanzine Aperitivos enfatiza todo um processo criativo artesanal que mostra a capacidade de criação do artista e esta exposição dará oportunidade para um público maior conhecer seus trabalhos”, diz Netto.

Thiago Ramos é jornalista e conta que os primeiros pensamentos artísticos manifestaram-se aos 6 anos de idade, quando começou a desenhar. Aperitivos é um fanzine produzido em Palmas desde 2008 por Thiago Ramos, autor de todos os textos ideias, desenhos e personagens.

Segundo o artista, a “1º exposição Aperitivos” se faz relevante por proporcionar o acesso de um público maior a este material e a esta forma de produção artística, ampliando as possibilidades comunicativas. “Viabiliza a democratização e/ou elucidação das ferramentas que se encontram intimamente ligadas a sua constituição, uma formula extremamente simples: papel+caneta+cola+tesoura+fotocópia=fanzine”, explica.

“É olhar novamente para objetos que sempre estiveram à nossa frente, mas com estranha sensação de novidade; além disso, a exposição estará no limbo dialógico entre a cultura dita como marginal (a do fanzine) e sua possível acomodação numa galeria de arte, com alguns de seus elementos potencializados por esse espaço”, completa Thiago Ramos.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Cultural de Palmas