Educação

Foto: Divulgação

A equipe de pesquisadores do Nuta – Núcleo Tocantinense de Arqueologia da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins se prepara para mais uma série de oficinas de Educação Patrimonial, em municípios da Região de Abrangência da UHE Estreito. As oficinas acontecerão nesta quarta, 20 e quinta, 21, em Aguiarnópolis, Palmeiras do Tocantins e Darcinópolis, respectivamente.

As atividades de Educação Patrimonial fazem parte do programa Saltestreito, um convênio firmado entre a Unitins e o Ceste – Consórcio Estreito de Energia para realizar o levantamento e salvamento arqueológico, paleontológico, cultural, histórico e paisagístico nas Áreas de Influência direta e indireta da UHE – Estreito. As pesquisas abrangem doze municípios, sendo dois deles pertencentes ao Estado do Maranhão (Estreito e Carolina).

A programação inclui apresentação de vídeos sobre o patrimônio encontrado nas cidades, momentos culturais, dinâmicas com a participação e ciclo de palestras sobre Arqueologia, Paleontologia e Patrimônio Histórico-Cultural. O público-alvo é formado por professores da rede pública e o objetivo é que eles estimulem seus alunos a reconhecer e preservar os patrimônios de sua região.

Desde 2008 os pesquisadores do Nuta vêm trabalhando na Região de Abrangência da UHE Estreito, onde catalogaram 73 sítios arqueológicos com gravações e pinturas rupestres, elementos líticos (de pedra) e em cerâmica e urnas funerárias. O material encontrado é arquivado em laboratório para análise e registro junto ao Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Confira a programação:

Oficina de Educação Patrimonial Local: Aguiarnópolis/ Escola Municipal Degraus do Saber
Data: 20 de outubro
Horário: 7h30 às 11h30

Oficina de Educação Patrimonial
Local: Palmeiras do Tocantins / Câmara Municipal
Data: 21 de outubro
Horário: 7h30 às 11h30

Oficina de Educação Patrimonial
Local: Darcinópolis/ Escola Municipal Vitor Dias
Data: 21 de outubro
Horário: 18h30 às 22h30

Fonte: Ascom Unitins