Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação/Assessoria

O Ministério da Educação confirmou nesta terça-feira, 19, ao senador João Ribeiro (PR) a aprovação de mais um projeto de creche para o Tocantins. Desta vez, o município de Tupiratins teve a sua creche aprovada graças ao trabalho do gabinete do senador João Ribeiro em Brasília, que diariamente acompanha todos os passos dos processos de creche junto ao FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

O resultado deste trabalho, motivado pela força política do senador João Ribeiro, líder do Partido da República no Senado Federal e membro do Conselho Político da Presidência da República, é que não há estado da Federação que proporcionalmente, tenha mais projetos de creche aprovados do que o Tocantins, testemunham servidores do Ministério. O Tocantins tem hoje 69 projetos de creche aprovados junto ao Ministério da Educação.

Projetos aprovados

Dos projetos aprovados, 65 já estão empenhados. Em análise junto ao FNDE, tem outros 33 projetos que estão prestes a serem aprovados. "Com a parceria dos prefeitos, todos os municípios do Tocantins terão suas creches", promete o senador João Ribeiro que está se esforçando para deixar o seu atual mandato com todos os projetos de creche que lhe foram solicitados devidamente aprovados junto ao Ministério da Educação.

Para construir uma creche municipal

Para construir uma creche municipal, o prefeito tem de oferecer um lote terraplanado de 40 mts x 70 mts e apenas 1% do capital a ser investido. As creches custam de R$ 600 mil a R$ 1,3 milhão. Depois da creche construída, caberá a prefeitura a responsabilidade pelas despesas de manutenção como energia, água, limpeza, segurança e manutenção do prédio. Alem do investimento para a construção do prédio, cabe ao Ministério da Educação o fornecimento do mobiliário e possivelmente a merenda e bolsas trabalho para os professores, como já acontece nas escolas construídas com verbas federais.

Fonte: Assessoria de Imprensa João Ribeiro