Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Para avaliar o convênio firmado entre o Governo do Estado, por meio do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins em parceria com o MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome para a instalação de 125 unidades do PAIS – Produção Agroecológica Sustentável na região do Bico do Papagaio, que também compreende o território do Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad), técnicos do Ruraltins e do MDS estão realizando até a próxima sexta-feira, 22, visitas para monitorar a realização e funcionamento das unidades.

As visitas acontecem nos municípios de Tocantinópolis, Santa Terezinha, Ananás, Riachinho, Luzinopólis, Araguatins, Augustinópolis, Axixá e São Bento. Além de técnicos do Ruraltins, está presente o consultor do MDS, Saulo Pastor Santos, que veio com objetivo de monitorar a execução do convênio, realizando entrevistas com os agricultores beneficiários, com os técnicos responsáveis e verificando as dificuldades, os sucessos e insucessos e também registros fotográficos da situação das unidades.

Segundo a gerente de programas ambientais do Ruraltins, Amanda Santos, durante as visitas, foi constatado que todas as famílias beneficiadas já possuem suas unidades instaladas. “A primeira unidade implantadas que foi em Ananás, a família já está tirando em torno de R0,00 por semana e a quantidade produzida já ultrapassa a necessidade do município. Neste caso o agricultor beneficiado já vende pra outros municípios”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Imprensa Ruraltins