Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A Seagro – Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento realiza o curso “Semana de Atualização na Piscicultura Tocantinense”. O curso acontece de 25 a 29 de outubro, no auditório da Seagro, em Palmas.

As atividades de incentivo serão realizadas em cinco módulos; elaboração e estruturação de projetos; legislação ambiental; engenharia; zootecnia e sanidade. Nos cinco dias, os participantes conhecerão como projetar e cumprir os principais requisitos para o sucesso de um criatório de peixe.

O curso mostra ainda as práticas corretas para a produção de peixe como: escolha do local, viabilidade hídrica, nutrição, qualidade da água, sistemas de produção, topografia e tipos de solo.

Projeto

No final do curso, na sexta-feira, 29, a Seagro faz o lançamento do projeto de desenvolvimento da atividade no Estado, “Tocantins Peixe”. O projeto pretende estimular ainda mais a produção pesqueira.

Participantes

No curso participam técnicos agrícolas da Seagro, Ruraltins – Instituto Rural do Tocantins, Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, Itertins – Instituto de Terras do Tocantins, e assessores técnicos de outras entidades.

Dados

Em 2009, foram produzidas 5,5 toneladas de pescado. A meta para 2010 é alcançar uma estimativa de 6,5 toneladas. O Estado possui aproximadamente mil piscicultores distribuídos em pelo menos 50 municípios. Hoje há dois frigoríficos de peixe em funcionamento, no município de Almas, na região sudeste, e outros quatro estão em construção, sendo dois em Porto Nacional, um em Palmas e outro em Aliança do Tocantins.

Segundo dados da OMS - Organização Mundial de Saúde, o ideal é consumir, anualmente, 12 quilos de peixes, mas no Brasil este índice é de 7 quilos. 'Números que abrem uma grande oportunidade para o aumento da produção', lembrou o coordenador de Aquicultura, Alexandre Godinho, acrescentando que o mercado para a piscicultura é promissor e a produção não é suficiente para atender a demanda.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro