Estado

Com o objetivo de discutir as demandas habitacionais da região norte do estado acontece nesta terça-feira, 26, em Araguaína, o Seminário Regional do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social: Diagnóstico da Realidade. O evento será realizado a partir das 8h, no prédio da Unitins na rua 1º de Janeiro, no município.

O seminário pretende reunir representantes do poder público e de entidades ligadas à área na região para apresentar dados preliminares e informações técnicas do diagnóstico das necessidades habitacionais e demandas que deverão ser inseridas no Plano Estadual de Habitação de Interesse Social. A realização do evento é de iniciativa da Secretaria Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano em parceria com a Prefeitura.

O Plano é um instrumento normativo com base no diagnóstico do setor habitacional do Estado, devendo conter diretrizes, objetivos, linhas programáticas, fontes de recursos, metas e indicadores para o planejamento habitacional, visando estabelecer um plano de ação para enfrentar os problemas relacionados à habitação, com o objetivo de promover o acesso à moradia adequada e bem localizada aos cidadãos tocantinenses. O documento deve ser finalizado e encaminhado ao governo federal até 12 de dezembro.

Segundo o secretário de Habitação, Márcio Spindola é fundamental a participação popular. “A participação de todos os segmentos envolvidos na temática de habitação e desenvolvimento urbano é necessária para obtermos um diagnóstico consistente e que realmente retrate as demandas, contribuindo para a elaboração das diretrizes da política habitacional”, frisou.

Gurupi

O 2º Seminário Regional será realizado no dia 29 de outubro, em Gurupi, a 230 Km da Capital.

O encontro reunirá representantes dos municípios da região sul e sudeste do Estado, com a finalidade de ampliar as discussões e levantar a informações sobre a realidade da região.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Sehab

Por: Redação

Tags: Gurupi, Plano Estadual de Habitação