Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Claudio Frascari

O presidente da Valec, José Francisco das Neves, o Juquinha, afirmou durante café da manhã na última sexta-feira, 22, com a imprensa e prefeitos da região sul do Tocantins, que em 2011, surgirá em Gurupi um grande número de oportunidades de empregos e de riquezas como legado da conclusão da Ferrovia Norte-Sul para a região.

“A ferrovia tem a sua fase de construção gera um número muito grande de oportunidades de empregos e de riquezas e, na hora que ela terminar, deixará o seu legado para sempre, que é a instalação das plataformas Multimodais que receberão empresas de todos os tipos. Daí começa a surgir os negócios, empregos e, naturalmente, o Estado do Tocantins vai ser outro. Ele vai ter uma modal ferroviária diferente com o transporte bem mais barato do que o do rodoviário e com isso os empresários terão a oportunidade de colocar os seus produtos em competição, de tal sorte que poderá ser vendido em qualquer lugar do mundo”, avaliou Juquinha.

Diante das boas perceptivas de conclusão da ferrovia, o presidente da Valec adiantou que a Ferrovia Norte Sul é um sonho do presidente Lula e que sua conclusão acontecerá até o dia 20 de dezembro. “Temos a fábrica de dormentes trabalhando “full-time” com a produção a contento, com certeza todos os dormentes serão produzidos. Todos os trilhos que vieram da China já estão em toda obra. A logística da obra já está completa, o que falta agora é apenas sua execução. Para se ter uma ideia, de Palmas até Anápolis, nós temos 855 km e quase 17 mil homens trabalhando e destes 855 km nós já temos 500 km no chão pronto”, afirmou Juquinha.

Comparativo

Na avaliação do presidente da Valec, a construção da Ferrovia Norte Sul é considerada a maior obra que está sendo feita na América Latina. Para Juquinha, a Norte/Sul ultrapassará a estrada de Ferro Carajás e se tornará a maior ferrovia do Brasil e que o presidente Lula deverá inaugurar os 1.359 km da obra no final do seu governo. “Vamos colocar por presidente: o presidente Sarney, que foi o primeiro, construiu 100 km; o presidente Fernando Henrique construiu 115km e o presidente Lula já entregou 504 km, tem mais 500 no chão e até o final de seu governo está entregando 1.359 km. Se fizermos um comparativo com a maior ferrovia do Brasil, que é a Carajás, que tem 900km; na Norte/Sul, nós já estamos chegando a 1.000. É uma coisa fenomenal e enorme e, com certeza, a maior obra da América Latina” avaliou.

Trecho de Gurupi

A participação do prefeito Alexandre Abdalla (PR) no trecho que abrange o município de Gurupi foi destacada pelo presidente da Valec. “Eu queria deixar claro aqui que estamos constantemente junto com o prefeito Alexandre Abdalla. Ele me liga todos os dias. Ele é um grande fiscal que a Valec tem nesta obra. Meus agradecimentos de coração ao meu grande amigo Abdalla”, destacou Juquinha.

Segundo Juquinha Neves, no trecho de 216 km que envolve o município de Gurupi, que está sendo executado pela empresa Andrade Gutierrez, estão trabalhando aproximadamente 3.300 homens em dois períodos. “O trecho de Gurupi são 216 km. Nós estamos com 30 km no chão e este mês deverá atingir 50 km, mês que vem 75 km e o restante até o dia 20 de dezembro. Essa é a nossa previsão que a gente conclua até dezembro”, disse.

Plataforma Multimodal em Gurupi

Juquinha Neves afirmou que depois de concluídas as obras da ferrovia a Valec irá fazer licitação para a implantação das empresas na Plataforma Multimodal de Gurupi. “O papel da Valec após concluída a obra na Plataforma Multimodal é de fazer as licitações para que as empresas se instalem no município. Nós já estamos tomando estas providências. Já está sendo ultimado pelos nossos técnicos e em seguida estará no Diário Oficial para que as empresas se instalem”, avaliou o presidente da Valec, que reiterou dizendo que o período de instalação das empresas corresponde a 15 anos e pode ser renovado por mais outros 15 anos. “Quer dizer que a empresa vai entrar e vai ficar, no mínimo, 30 anos. Está sendo ultimado os trabalhos para que a gente faça a licitação e as empresas, em seguida, já começam a fazer os seus devidos negócios aqui”, finalizou.

Fonte: Ascop Prefeitura de Gurupi