Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Mariana de Pietro

Foto: Mariana de Pietro

O governador Carlos Henrique Gaguim deu continuidade à sua agenda em Brasília na tarde desta terça-feira, 26, em visita ao Brigadeiro Sérgio Mingorance, do VI Comar da Aeronáutica. Durante a audiência, foi debatida a reforma e a ampliação dos aeroportos, inclusas no Programa Plano de Investimentos de 2010, do PROFAA – Programa Federal de Auxílio a Aeroportos, que garantirá obras nos aeroportos de Araguaína e Taguatinga.

De acordo com o Brigadeiro, a liberação da ordem de serviços depende somente de alguns ajustes necessários. “Está em fase de análise algumas adequações que são normalmente realizadas pelo departamento de engenharia, do VI Comar, e na sequência deverá ocorrer a liberação de recursos”, afirmou o brigadeiro, ao destacar também que todo o processo já teve a aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil - Anac.

Carlos Gaguim assegurou ao Brigadeiro que recentemente várias providências já foram tomadas, com recursos do Governo do Estado, para a melhoria e conservação dos terminais de embarque. “Realizamos várias adequações, considerando inclusive a iluminação”, enfatizou o governador, que tem como preocupação garantir a segurança em todo o sítio aeroportuário.

Infantaria Paraquedista

O governador do Tocantins empenhou-se na proposta de ida da Brigada de Infantaria de Paraquedistas e a construção de uma Base Aérea no Estado. “É fundamental retomarmos esse assunto, porque levaríamos desenvolvimento”, disse Gaguim, ao mencionar novamente a localização estratégica do Tocantins.

Segundo o Brigadeiro, essa é uma questão maior. “A responsabilidade é da Defesa Nacional; o que podemos assegurar é que a Brigada é formada por um grande efetivo, o que promove inúmeros empregos”, afirmou o Brigadeiro.

O secretário de Representação, Carlos Patrocínio, e o coordenador técnico, Paulo Martorelli, acompanharam a reunião.

Ministério da Educação

Reforçando a pauta de atividades realizada na semana passada, o governador retornou ao Ministério da Educação, para solicitar agilidade, na liberação dos recursos da emenda de Reestruturação da Universidade do Tocantins – Unitins.

Ao receber o governador, o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que, ao término do período eleitoral, o recurso já estará disponível.

Fonte: Secom