Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Com o intuito de fortalecer a atuação em rede para a prevenção da violência e da criminalidade relacionadas ao uso indevido de drogas, a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas – SENAD, está oferecendo o Curso Prevenção ao Uso Indevido de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias.

O Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas - CEAD, que é vinculado à Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça tem expectativas de que no Estado sejam feitas aproximadamente 200 inscrições em razão do número de Conselheiros Municipais de Políticas sobre Drogas empossados nos últimos meses.

O curso é gratuito e estão sendo ofertadas 15 mil vagas em todo o país e as inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de novembro. O curso será realizado na modalidade a distância – EAD e a carga horária é de 120 horas distribuídas num período de 03 meses. Os participantes terão direito á certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e todo o conteúdo a ser ministrado foi elaborado por especialistas da área e reúne informações atualizadas sobre: classificação das drogas e seus efeitos, padrões de consumo de drogas, tratamento, redução de danos, prevenção ao uso de drogas, legislações, políticas públicas sobre drogas e outras correlatas a esta temática, dentre outros assuntos.

De acordo com os critérios poderão inscrever-se os conselheiros atuantes nos Conselhos Municipais de Segurança, Sobre Drogas, Tutelares, de Direitos da Criança e do Adolescente, de Educação, de Saúde, de Assistência Social, Conselhos Escolares, da Juventude, do Idoso e do Trabalho, Conselho de Segurança Comunitária e Líderes Comunitários atuantes em ações de prevenção ao uso de álcool e outras drogas.

O Curso Prevenção ao Uso Indevido de Drogas é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, em parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), do Ministério da Justiça e será executado pela Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Após o processo de triagem dos inscritos, os alunos selecionados receberão uma mensagem eletrônica da Universidade solicitando que eles efetivem a sua matrícula e comunicando outras orientações sobre o curso.

Para obter mais informações e realizar sua inscrição, acesse o portal:
www.conselheiros.senad.gov.br