Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Realizada a cada dois anos, desde 2003, a Feira do Empreendedor, organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Tocantins (Sebrae), com o patrocínio do Banco do Brasil, tem como foco oferecer informação, conhecimento e oportunidades para o empreendedor decidir sobre a abertura ou ampliação de um negócio sustentável, melhoria da qualidade, da produtividade e da competitividade do seu negócio. O lançamento dessa quarta edição acontece nesta sexta-feira, 29/10, a partir das 8h30, na sede do Sebrae, em Palmas.

Na ocasião será apresentado o projeto geral da estrutura da feira e a programação que conta com 04 palestras magnas, 72 palestras, 20 oficinas, 03 Encontros Estaduais, 01 Fórum de Inovação Tecnológica da Indústria e mais de 100 expositores. A entrada será gratuita com horário de funcionamento das 17 às 23 horas. Já os Encontros Estaduais acontecem das 14 às 17 horas.

A feira tem como tema “Um mundo de inovação e oportunidades para você”. Estão previstas na programação diversas atividades com o objetivo de promover o empreendedorismo, seja trazendo oportunidades de negócios para quem deseja abrir um negócio ou para quem busca inovação para a gestão, produtos e serviços de suas empresas.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Hugo de Carvalho, diz que a feira também é fonte de informação para gestores e empresários de pequenos negócios. “A programação é pensada para atrair futuros empresários, mas também para capacitar quem já está no mercado. Sabemos que o mercado exige mudanças constantes, então a informação e o conhecimento são decisivos na melhoria da gestão e até na ampliação dos negócios”, afirma.

Para Paulo Massuia, superintendente do Sebrae, a feira contribui para o desenvolvimento da região. “Dentre os critérios para exposição na feira estavam as iniciativas que trazem oportunidades relevantes para o desenvolvimento social, ambiental e econômico do Tocantins. É importante buscarmos incentivar estas práticas, porque quando o estado cresce, o mercado se aquece e, por conseqüência, os pequenos empresários também alcançam novos mercados”, ressalta o superintendente.

Sobre a Feira

A Feira do Empreendedor é considerada o maior evento promovido pelo Sebrae em todo o País, sendo uma ação itinerante, que percorre várias capitais brasileiras, divulgando novos negócios e disseminando a cultura empreendedora.

Oportunidades de Negócios

Para o Sebrae, oportunidade de negócios é toda circunstância adequada ou favorável à implantação de uma atividade econômica, organizada de forma a viabilizar o surgimento de novos empreendimentos. São considerados como oportunidades os seguintes ramos de atuação: máquinas e equipamentos organizados de forma a apresentar uma atividade econômica; empresas que ofereçam soluções inovadoras que possibilitem a diversificação, ampliação ou melhoria de um negócio já existente, através da oferta de novas tecnologias e serviços; a busca de representantes e revendedores; franqueadoras; licenciadores de marcas, produtos ou serviços; empresas com produtos ou processos patenteados ou com patentes requeridas; e empresas interessadas em formalizar parcerias, prospectar novos sócios ou expandir sua rede de filiais no Tocantins ou no território onde se realiza a Feira do Empreendedor.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae