Economia

Foto: Divulgação

A convite do presidente da Valec, José Francisco das Neves – o Juquinha, o prefeito Almir Augusto (PMDB) e o secretário de administração e finanças do município, Marcelo Augusto juntamente com prefeitos de outros municípios que compreendem o eixo da Ferrovia Norte Sul na região Sul do Estado, sobrevoaram o local das obras saindo da cidade de Alvorada até o município de Gurupi, junto com o presidente da Valec, onde puderam ver de perto o andamento das obras que tem previsão para serem concluídas até o dia 20 de dezembro deste ano.

Depois do sobrevôo, o prefeito de Cariri, junto com o secretário de finanças e vereador Arivan Alves e o chefe de gabinete, Antônio Queiroz, participaram em Gurupi, juntamente com prefeitos da região, presidente da Valec e a imprensa local de um café da manhã oferecido pela Valec no salão de eventos do Veneza Plaza Hotel, onde o presidente da Valec, afirmou que até o dia 20 de dezembro deste ano todo o trecho da Ferrovia Norte-Sul, que liga o Maranhão a Anápolis (GO), totalizando 1.359 quilômetros será entregue.

Juquinha afirmou ainda que na maioria dos trechos em obras, os operários estão trabalhando até 24 horas para garantir a entrega da obra que segundo ele é consideradas a maior da América Latina.

O presidente da Valec falou ainda que no trecho que liga os municípios de Gurupi a Porangatu (GO), atualmente existem 3,3 mil homens trabalhando e que nesta região os trilhos já estão sendo colocados. Segundo Juquinha, no trecho de Palmas até a cidade de Anápolis, totaliza 17 mil homens trabalhando com mais de 50 mil empregos indiretos, sendo que em sua totalidade a obra já soma 80% de conclusão.

“Temos 504 quilômetros inaugurados até a Capital do Tocantins, com mais 500 quilômetros de trilhos já colocados. Então nos resta apenas um trecho de 355 quilômetros até. Esta é a maior obra da América Latina”, pontua. A partir de agora, ainda segundo o presidente, a Valec passa a negociar também a capacidade de transporte de carga do trecho de Palmas a Anápolis.

No próximo dia 29 o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai assinar a ordem de serviço da Ferrovia Leste/Oeste que vai ligar os municípios de Ilhéus (BA) a Figueirópolis (TO). Sobre a instalação do pátio multimodal de Gurupi, o presidente destacou que já está sendo licitado para a futura instalação das empresas que terão direito a 15 anos de concessão prorrogáveis por até mais 15.

“Toda logística da obra está completa, falta apenas a sua execução total”, disse. O prefeito Almir Augusto, agradeceu ao presidente da Valec pelo investimento que está realizando no Tocantins e falou da importância de uma obra como esta para os municípios do interior do Estado. “Tivemos a oportunidade de conhecer parte desta obra que já está quase concluída. Temos muito a agradecer ao senhor Juquinha por acreditar neste Estado, assim como o presidente Lula. Tenho certeza que o Tocantins ainda não tem conhecimento do seu verdadeiro potencial e a partir de agora, através desta ferrovia vai passar a compreender quão grande é sua capacidade e isso é que vai nos colocar igual a tantas outras economias de outros estados da nossa federação”, disse.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Cariri