Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Habitação (Sedumah), recebeu ontem, 26, representante do Ministério das Cidades para avaliar o programa habitacional HBB Santa Bárbara – Habitar Brasil BID. Das 119 cidades que desenvolveram o programa no país, apenas 17 serão avaliadas e Palmas está entre elas.

A avaliação visa a analisar condições sociais, infraestrutura e política habitacional do programa. De acordo com a consultora representante do Ministério das Cidades, a engenheira ambiental Célia Farias de Almeida, o programa ainda não está totalmente concluído, mas já apresenta um índice muito satisfatório. “Fiquei deslumbrada com o que vi. O HBB Stª Bárbara, apesar de todos os percalços pelos quais passou, conta com uma boa estrutura e falta pouco para sua conclusão”, ressaltou a consultora.

“Esta visita técnica foi muito proveitosa uma vez que pode ser constatado um progresso perante os elementos deficitários que o programa passou em sua implantação. Com isso, pode ainda ser percebido o esforço da equipe técnica social da Sedumah em implantar o programa com qualidade de vida para seus beneficiários”, ponderou a coordenadora do HBB, Eliane Oliveira.

O Programa

Com cerca de 900 unidades habitacionais, o HBB Stª Bárbara é todo pavimentado e já conta com equipamentos públicos como posto de saúde, posto policial, creche, Centro de Geração de Renda e Centro de Artesanato e Cultura.

Para a finalização do programa prevista ainda para este ano, falta apenas a elaboração do Programa de Recuperação e Urbanização de Áreas Verdes, que segundo a coordenadora Eliane Oliveira, através deste programa serão instalados iluminação, calçadas, playground, quiosque e quadra poliesportiva.

Fonte: Ascop