Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Pedro Afonso e parceiros estão realizando, nesta sexta-feira, 29, o dia “D” de Combate a Dengue. A ação é uma grande força-tarefa envolvendo as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Educação, Agricultura, Infraestrutura, Escola Municipal Sousa Aguiar, Jandevan, Creche Mãe Helena, Escola Maranatha, Tiro-de-Guerra 11-004 e demais parceiros. As 22 equipes estão desde o inicio da manhã percorrendo ruas e avenidas da cidade.

Além do recolhimento dos lixos domésticos depositados nas portas das residências, as equipes também estão fazendo a limpeza de lotes baldios e distribuição de material educativo. Os alunos das escolas municipais estão realizando o trabalho de conscientização e mobilização da comunidade.

Segundo a senhora Petronilha Barboza, o trabalho de combate a dengue é de suma importância, pois garante uma segurança para os moradores, além disso, a participação da comunidade garante o êxito no mutirão. “Estou muito contente em receber em minha casa essas crianças que desde pequenas já estão comprometidas na luta contra está doença, sempre faço minha parte e vejo o esforço das equipes de limpezas que todos os dias passam na minha casa”, enfatizou ao ser abordada por um grupo de alunos.

Já o prefeito Julhão, disse que o objetivo desta ação é mobilizar toda a comunidade na luta contra o mosquito transmissor da Dengue- Aedes Aegypti. “Este dia tem como finalidade estimular a participação da comunidade na prevenção da doença. Durante todo o dia, as secretarias juntamente com os parceiros, estarão realizando ações de prevenção e conscientização da populaçao, para eliminação de possíveis criadouros da larva do Aedes Aegypti, como pneus, garrafas, latas e caixas d’água destampadas”, ressaltou.

Para que o trabalho tenha êxito e todos os setores da cidade sejam atendidos, foram distribuídas 22 equipes formadas por agentes comunitários de saúde, atiradores do TG 11-004, alunos e voluntários.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Julia Maria Herling, o mutirão em parceria com escolas, TG – 11-004 e outras secretarias é um bom exemplo de como essas parcerias podem dar bons resultados. “Neste mutirão contamos com a participação de estudantes, professores, voluntários e todo o nosso aparato da prefeitura. Está sendo um trabalho importante não só de combate ao mosquito da dengue, mas principalmente de conscientização da comunidade sobre os cuidados com a doença”, disse.

Este é o segundo mutirão realizado no ano. No primeiro mutirão realizado em abril foram recolhidos mais de 100 toneladas de lixo.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Pedro Afonso