Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Nas sedes da Câmaras Municipais dos municípios tocantinenses de Aguiarnópolis e Palmeiras do Tocantins, o Consórcio Estreito Energia (Ceste) apresentou a comerciantes, pequenos produtores, membros de associações, secretários municipais e vereadores o Plano de Oportunidades de Negócios. A intenção é revelar a eles as potencialidades de negócios ofertadas nos municípios da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito). A ação é fruto de mais uma parceria do Ceste, com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e as Prefeituras Municipais.

Agricultura Urbana, Apicultura, Artesanato, Aproveitamento dos Frutos do Cerrado, Negócios em Área Urbana, Piscicultura, Turismo, Viveiros de Produção de Mudas de Plantas Nativas, Produção de Farinha, Cultivo de Plantas para Produção de Biodiesel e Criação de Pequenos Animais são áreas elencadas com boa demanda a ser aproveitada nas cidades alcançadas pela implantação da UHE Estreito. Segundo a gerente de Projetos Econômicos do Ceste, Cassandra Gelsomino Molisani, tais negócios foram apontados em pesquisas e encontros realizados na região. E para que seja tirado melhor proveito da informação pelos moradores, o Plano de Oportunidades de Negócios tem sido apresentado em cada um dos 12 municípios da área de abrangência da Usina de Estreito.

“Dessa forma, acreditamos que as pessoas estarão melhor informadas sobre as potencialidades da região e como se capacitar para desenvolver um plano de negócios”. Paralelo a isso, o Sebrae tem realizado capacitações sobre o Empreendedorismo Individual e também de Elaboração de Plano de Negócios”, explica Cassandra Gelsomino. Ela acrescenta que o Ceste disponibilizou o 0800 280-9191 para quem quiser obter mais informações sobre o Plano de Oportunidades de Negócios.

Em Aguiarnópolis, Lenita Matias da Silva, considera de grande importância o levantamento apontado pelo Ceste. Ela, que trabalha com vendas, assegura que esses encontros promovidos pelo Consórcio Estreito Energia vão contribuir muito para os pequenos empreendedores da região.

A secretária Municipal de Educação, de Palmeiras do Tocantins, Vera Lúcia, acredita que as capacitações “abrem os olhos” para as potencialidades dos municípios. “Existem as oportunidades, mas nem todos conseguem enxergar. Então, com certeza, esses encontros vão contribuir muito para clarear a visão dos empreendedores da cidade”, falou.

Opinião semelhante verbalizou o presidente da Câmara Municipal de Palmeiras do Tocantins, Vereador Mardônio Alves de Castro. “Muitas pessoas pensam em abrir um negócio, mas não sabem como iniciar. E esse Plano de Oportunidades, além de revelar as áreas que podem ser investidas – e com bons resultados -, ainda auxilia na capacitação dos empreendedores”, assegurou.

O Plano de Oportunidades de Negócios já foi apresentado aos empreendedores de Carolina e Estreito, no Maranhão; e Aguiarnópolis e Palmeiras do Tocantins, no Tocantins. Os próximos municípios a serem visitados, são os tocantinenses Darcinópolis, Palmeirante, Barra do Ouro, Goiatins, Filadélfia, Itapiratins e Tupiratins.

Fonte: Assessoria de Imprensa/UHE Estreito