Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em entrevista ao Conexão Tocantins na manhã desta sexta-feira, 5, o ex-senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB), coordenador da equipe de transição do próximo governo, destacou que, mesmo com muitas demandas de esclarecimentos com relação à situação do Estado, as relações entre as gestões correm de acordo com o previsto. “As relações avançaram muito. Estamos sentindo disposição por parte do governo”, completou

No entanto, Eduardo, que está em Brasília acompanhando o tratamento médico de sua mãe, Dona Aureny Siqueira Campos , ressaltou que ainda não recebeu o comunicado oficial do governo para reunião sobre a transição.

Áreas de debate

O coordenador de transição do governo SiqueiraCampos (PSDB)enumerou para o Conexão Tocantins alguns dos principais pontos que deverão ser levantados pela sua equipe junto aos representantes do governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB). De acordo com Eduardo, as principais demandas são na área de pessoal, convênios, saúde e patrimônio do Estado.

Pessoal

Na área de pessoal, Eduardo informou que sua equipe pretende buscar esclarecimento acerca dos comissionados. “Nós queremos saber o nível de comissionados em cada órgão para propiciar um mapeamento de comissionados e concursados em cada órgão e função”, destacou.

Ainda no que tange o fator de pessoal, Eduardo informou que pretende avaliar a questão do pagamento da folha salarial e dos encargos dos servidores do Estado ainda deste ano. “Ver as folhas de pagamento, se vão pagar o 13º, a questão das férias, quando irá terminar a questão do meio período”, informou. Tudo para, segundo ele, garantir o bom funcionamento do Estado na próxima gestão.

Convênios

Eduardo Siqueira se mostrou preocupado com o grande número de convênios firmados pelo governo do Estado. De acordo com ele, este será um dos pontos a serem debatidos no encontro com a equipe do governador Gaguim. “Nós temos que ver como está a questão dos convênios, as contrapartidas que precisam ser depositadas. Além disso ainda tem a questão dos empréstimos internacionais, como estão?”, disse.

Saúde

Sobre a saúde pública, o coordenador de transição do próximo governo informou que a principal meta da reunião com o secretariado do governo é com relação aos medicamentos nas farmácias do Estado. “Remédios. Como está a política de aquisição e de manutenção dos medicamentos”, completou.

Orçamento anual

Eduardo minimizou a questão do orçamento anual do governo ao informar que, mesmo depois de aprovado, ainda existem possibilidades de se relocar as verbas públicas definidas pela Lei do Orçamento Anual. De acordo com ele, “a elaboração orçamentária não é tão importante neste momento. Não dá para colocar ali tudo o que precisa ser feito. Existem margens para você apresentar projetos e restabelecer o orçamento”, completou.

No entanto, o ex-senador fez questão de frisar que não é objetivo de sua equipe interferir no atual governo. A gente só quer um raio X completo de como está o Estado”, completou.