Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O presidente do PT no Tocantins, Donizeti Nogueira comentou ao Site Conexão Tocantins na manhã desta segunda-feira, 8, sobre o possível retorno da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) no governo da presidente eleita Dilma Rousseff (PT).

Para Donizeti, Dilma deve saber lidar com discussão assim como fez o presidente Lula no ano de 2007 quando o “imposto do cheque” foi extinto no Senado. “Não vejo problemas de uma taxa nesse sentido porque alcançava pessoas que tinham movimentação acima de R$% 4 mil reais, ou seja poucas pessoas”, defendeu.

“Ela (A CPMF) só pegava uma minoria da população e eu não sou contra tirar dos ricos para dar aos pobres afinal os pobres pagam muito mais impostos que os ricos”, disse.

Sobre a polêmica em torno do assunto mesmo antes da discussão entre governadores eleitos e Dilma, Donizeti frisou que o assunto não trará gargalos políticos para a próxima presidente. “Tudo isso é mais trovão do que chuva”, frisou.

“O governo tem que fazer esse debate agora no início para encontrar os caminhos para financiar a saúde sem aumentar impostos”, defendeu o presidente.

Maioria dos governadores eleitos este ano já se posicionaram segundo levantamento, a favor do retorno do imposto do cheque, no entanto a classe empresarial e ainda lideranças da oposição já começa a se articular contra.

O governador eleito no Tocantins, Siqueira Campos (PSDB) já afirmou hoje que quer uma discussão democrática em torno do assunto e já reafirmou que é contra o retorno da CPMF.