Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Waquerlei Ribeiro

Foto: Waquerlei Ribeiro

A Prefeitura de Palmas, em parceria com o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade de Brasília (CECANE/UnB) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), capacita atores sociais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A capacitação acontece de 8 a 12 de novembro, no auditório do Hotel Victoria.

O objetivo da capacitação é aprimorar os conhecimentos e as habilidades básicas de conselheiros, nutricionistas e técnicos em alimentação escolar (merendeiros) para a adequada execução de suas atribuições no PNAE.

Público

O evento acontece em duas etapas: três dias para conselheiros de alimentação escolar e dois dias para nutricionistas e técnicos em alimentação escolar. Serão atendidos nessa formação 60 conselheiros e 50 técnicos de Palmas e municípios circunvizinhos.

Os temas a serem abordados são: Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA); Segurança Alimentar e Nutricional (SAN); Bases de uma Alimentação Saudável; Cardápios da Alimentação Escolar; Processo Licitatório e Prestação de Contas; Controle Social; Legislação Vigente; Sistema de Monitoramento (SIM-PNAE); Agricultura Familiar.

Parceria

O resultado dessa parceria com o CECANE/UnB e o FNDE é a implantação do Sistema de Monitoramento do PNAE na rede de ensino público de Palmas.

O CECANE/UnB realiza assessorias aos municípios do Norte e Centro-Oeste. Com o objetivo de implementar, com os atores sociais envolvidos, um programa de assessoria técnica e operacional nos municípios e estados brasileiros no PNAE, visando o aprimoramento do programa, através de reuniões e visitas às escolas que são acompanhadas por um nutricionista e um contador, a fim de dialogar sobre o PNAE e a implantação do SIM-PNAE.

Fonte: Ascop