Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Leite, pequenos animais, artesanato, doces, arroz, milho, mandioca, feijão e frutas são algumas culturas tradicionais em projetos de assentamentos do Estado. Visando ampliar cada vez mais o cultivo de frutas e aumentar o consumo no interior, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), por meio de um convênio com Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), está realizando desta segunda-feira, 08, até o dia 11, um curso sobre produção de mudas frutíferas irrigadas, abordando todas as fases da irrigação.

O evento está acontecendo na sede do Ruraltins de Araguaina, no período das 8h às 18h e conta com a participação de extensionistas da região de Palmas, Araguatins, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Miracema do Tocantins e Porto Nacional.

Durante os quatro dias de curso, os profissionais da extensão rural vão poder conhecer novas técnicas que ampliarão os conhecimentos sobre o cultivo irrigado de diversas fruta.

De acordo com Felismino Coelho, supervisor regional do Ruraltins de Araguatins e também instrutor do curso, os técnicos receberão informações que vão auxiliar nas ações de assistência técnica no campo. “Muitos técnicos já têm noção sobre a fruticultura irrigada. Durante o curso, esses conhecimentos serão aprofundados, dando maior segurança aos colegas que serão multiplicadores nas comunidades rurais de suas regiões”, comenta Coelho.

A fruticultura irrigada no Tocantins é uma realidade que vem ganhando força na agricultura familiar, principalmente em pequenas comunidades rurais, sendo mais uma alternativa de produção que garante diversidade, qualidade, competitividade e acesso de crianças e idosos especialmente à uma alimentação balanceada e rica em vitaminas.

A produção de frutas irrigadas incentiva o agricultor a investir em produtos diversificados, promove a geração de renda e fortalece as feiras livres dos municípios.

Fonte: Assessoria de Imprensa Ruraltins