Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Durante o período de 08 a 12 de novembro de 2010 a Enerpeixe (UHE Peixe Angical), em parceria com a Prefeitura de Paranã, realizará junto à comunidade do município a “Exposição Arqueologica”.

O evento finaliza as ações que foram desenvolvidas, desde 2001 pelo “Programa de Pesquisa e Resgate do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural da Usina Hidrelétrica Peixe Angical / TO” (Portaria IPHAN n. 107, de 17.10.01; renovação Portaria 267, de 23.12.03).

O objetivo da Semana de Arqueologia é dar conhecimento a comunidade do entorno da usina sobre os estudos visando promover a sensibilização, valorização e preservação da sua história.

A iniciativa vai ao encontro dos preceitos defendidos pelo campo da Arqueologia Pública, voltada ao relacionamento entre a pesquisa e manejo de bens culturais com os grupos sociais interessados, visando assim promover a participação da cidadania na gestão social de seu patrimônio arqueológico e histórico.

Programação

08/11/2010 a 12/11/2010

Abertura oficial da Semana: 08/11/2010

Horário: 19:00

Local: Casa Cultura de Paranã

Temas

- Exibição do filme de arqueologia Enerpeixe

- Palestra sobre o conteúdo do programa ambiental realizado pelo empreendimento Peixe Angical

- apresentação da Prefeitura sobre como anda o resgate do patrimônio cultural da História de Paraná com apoio da comunidade;

- Manifestação Cultural local: resgate do Forró a Luz de Candeia e do Cântico de Santos Reis;

- Grupo de Seresta

Enerpeixe S.A

É a responsável pela construção e geração da UHE Peixe Angical, com uma potência instalada de 452MW. A empresa faz parte do Grupo EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP e é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição da (EDP Bandeirante e EDP Escelsa), controlada pela EDP Energias de Portugal.

Fonte: Assessoria de Imprensa Investco