Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, lançou nesta terça-feira, 9 de novembro, o novo CidadeCompras. O sistema construído para revolucionar as aquisições públicas dos Municípios do país está mais fácil de manusear, rápido e seguro, e é o resultado de mais de um ano de planejamento da CNM.

Segundo o presidente da entidade, mais de R$ 130 milhões foram economizados nas compras feitas por apenas dez dos Municípios usuários do CidadeCompras no período de janeiro a outubro de 2010. “Estamos contribuindo para melhorar a gestão municipal. Com o CidadeCompras sobram mais recursos para os Municípios investirem”, conclui Ziulkoski.

Atualizado, o novo CidadeCompras está com uma interface diferente e novas ferramentas que vão facilitar a vida dos pregoeiros. Para João Otávio Ferraz, ordenador de despesas de Porto Alegre (RS), que já trabalhou com outros sistemas de compras eletrônicas, o CidadeCompras é o que mais facilita o trabalho, principalmente no que se refere à disputa pública dos itens pelos fornecedores, “Tudo é feito com mais agilidade”.

Novo CidadeCompras

O novo CidadeCompras utiliza o que há de mais moderno em recursos de tecnologia da informação aliado as determinações da Lei 10.520/2002 e demais legislações correlatas. E um dos destaques do sistema é a modalidade de pregão eletrônico, que ganhou nova tecnologia. Outra inovação é um procedimentos que prevê gerar benefícios também para as micros e pequenas empresas, Microempreendedor Individual (MEI) e cooperativas, por meio de identificação via cadastro de fornecedores.

Através do CidadeCompras, a administração municipal conquista celeridade aos processos de aquisições de bens e serviços comuns, além de ser um sistema sem custos para os Municípios filiados. “É muito importante deixar isso claro, pois existem outros sistemas que são oferecidos aos Municípios, mas que são pagos. E são caros. Cobram pelo uso tanto dos Municípios, quanto dos fornecedores”, lembra.

Atualmente, mais de 59% das prefeituras já aderiram ao processo licitatório do pregão. Ziulkoski afirma que o CidadeCompras tem conseguido uma redução de até 30% nos preços dos produtos. “Todos os pregoeiros são parceiros da entidade para melhorar a ferramenta. Por este motivo, estará sempre aberta a sugestões”, garante.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ CNM