Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os empresários da indústria gráfica do Tocantins receberam nesta semana a visita de Manoel Manteigas, diretor da escola de artes gráficas do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - em São Paulo, uma das principais escolas do mundo neste ramo (Senai “Theobaldo De Nigris).

O objetivo da visita foi apresentar novas tendências de mercado para este setor. A reunião aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Tocantins - Fieto, em Palmas.

Entre as novas tendências comentadas no encontro, Manuel Manteiga abordou a impressão digital, a propaganda digital e a comunicação entre cliente e empresa. “Os emails de certa forma mudaram a estrutura das gráficas, pois muita comunicação antes era feita por meio de mídia impressa e hoje só se faz via internet. O empresário tem que estar atento, há coisas que estão acontecendo e são mudanças importantes que afetam o negócio, mas não a ponto de inviabilizá-lo, já que ao mesmo tempo surgem outras oportunidades que podem ser aproveitadas pelo empresário gráfico”, comentou.

O convite para a visita ao Tocantins surgiu em agosto deste ano, quando Sérgio Tavares, presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Tocantins - SIG/TO participou da feira Expoprint e visitou a Escola do Senai em São Paulo. Na ocasião, Tavares enfatizou a importância de trazer uma pessoa com experiência no ramo comercial e da educação especializada no setor gráfico para um bate papo como este. “Esta troca de conhecimentos permite uma conscientização sobre a importância da capacitação para o nosso setor”, comentou o presidente do sindicato.

Fonte: Unidade de Comunicação Institucional Fieto