Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Fernando Alves

O prefeito Raul Filho (PT) apresentou nesta sexta-feira, 12, a nova estrutura administrativa de seu governo e empossou os novos secretários que irão compor sua gestão. Com intuito de enxugar a máquina, reduzir gastos e oxigenar sua gestão, o prefeito nomeou sete novos secretários e remanejou outros dois.

Dos sete novos secretários nomeados, seis tomaram posse, José Messias de Souza, que assumirá a Secretaria Municipal de Governo aguarda a liberação da Caixa Econômica Federal para poder assumir a pasta.

Com essa mudança, a estrutura de governo passou de 24 pastas para 20. Uma economia, segundo o prefeito, de cerca de R$ 360 mil na folha de pagamento. “Estas medidas são ações preventivas para o ano seguinte. A capital sofreu com a redução do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), o governo sofreu como ninguém. Estas medidas se fazem necessárias para que não tenhamos um 2011 igual ao ano de 2010, um dos piores de nossa administração”, disse o prefeito durante entrevista coletiva, antes do evento.

Após empossar os novos secretários, Raul Filho discursou e agradeceu nominalmente a todos os ex-secretários que deixaram as pastas. “Reforma sempre é ruim até mesmo quando você tem que fazer na sua própria casa, mas às vezes é necessário”, explicou.

O prefeito disse que a estrutura existente era condizente com a administração e com recursos que a prefeitura recebia, mas na atual situação não tinha mais como evitar a reforma administrativa.

“Quando é preciso tomar decisões temos que tomar. Escolhemos a nova estrutura em um ponto de vista técnico. É uma tortura, é muito difícil compor uma nova equipe e deixar de fora pessoas que convivemos e principalmente que reconhecemos o seu trabalho. Hoje entram seis novos secretários e dez deixam o cargo”, disse Raul.

Otimismos com a nova equipe

Ao finalizar o seu discurso, o prefeito disse que está muito otimista com a nova equipe e que irá buscar a recuperação econômica da capital. Raul também cobrou disposição e empenho de seus novos secretários. “Estou bastante otimista com essa equipe. É uma imposição para este secretariado uma articulação mais forte entre os secretários e as secretarias. Os gestores devem estar à disposição não só do prefeito, mas da sociedade, temos que ter uma maior relação institucional e social entre as pastas e a comunidade”, finalizou.

O vereador José Hermes Damaso, que assumiu a Secretária Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente discursou em nome dos novos empossados e ressaltou que sua atuação será de “100% de transpiração”. Damaso disse que quer ser companheiro da equipe de governo e pediu o apoio da equipe e dos vereadores da base do prefeito. “Quero dizer aos empossados que além de ser companheiro de vocês eu preciso de vocês e dos vereadores. Preciso do apoio, da orientação e o aconselhamento de todos vocês”, reforçou o novo secretário.

A vice-prefeita, Edna Agnolin (PDT), parabenizou a nova equipe e hipotecou apoio aos secretários. Na oportunidade, a vice-prefeita destacou o empenho de Raul Filho a frente da prefeitura da capital. “O senhor [Raul Filho] mais uma vez demonstra a forma séria que conduz essa cidade e as mudanças quando precisam ser feitas. Eu estou à disposição e serei companheira nesse novo momento da administração”, disse Edna Agnolin.

O vereador Ivory de Lira, que deixa a Secretaria Municipal de Governo e retorna a Câmara Municipal, destacou a oportunidade de compor a equipe do governo e do aprendizado que os ex-secretários tiveram na gestão. O deputado federal eleito nas últimas eleições, Angelo Agnolin (PDT) e o presidente da Câmara Municipal de Palmas, Wanderlei Barbosa (PSB), que foi eleito deputado estadual, também registraram seus votos de apoio e sucessos a novos secretários que compõem a equipe da Prefeitura de Palmas.

Nova Estrutura

Gabinete do Prefeito – a qual estão ligadas:

Chefia de Gabinete – Hilton Faria;

Assessoria de Comunicação – Lúcia Georgethe Pinheiro;

Coordenação da Mulher, Direitos Humanos e Equidades – Rosimar Mendes;

Coordenação da Juventude e Esporte; (ainda indefinida)

Procuradoria Municipal de Palmas – Antônio Luiz Coelho;

Banco do Povo – José Alberto Guimarães (Gordo);

Secretarias:

1- Secretaria Municipal de Governo – José Messias de Souza (ainda não empossado)

2- Secretaria Municipal de Infraestrutura – José Francisco dos Santos;

3- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação – Kenniane Lennir Nogueira Carvalho Barreira;

4- Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão – Ana Carolina de Azevedo Gevivier Emerich;

5- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego – Robledo Suarte;

6- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura – Joel Borges;

7- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia – José Arcanjo Pereira Júnior;

8 – Secretaria Municipal de Finanças- Adjair de Lima;

9 - Secretaria Municipal de Educação – Danilo Melo;

10 – Secretaria Municipal de Saúde – Samuel Bonilha;

11 - Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito Transporte e Mobilidade – Coronel Antônio Joaquim Martins Benvindo;

12 – Secretaria Municipal Meio Ambiente de Serviços Públicos – José Hermes Damaso;

Fundação:

Fundação Cultural de Palmas – Kátia Maia Flores;

Autarquia:

Previpalmas – Marly Coutinho Aguiar.

Fonte: Ascop