Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A comunidade vai poder sugerir políticas públicas de saúde e eleger delegados representantes, na Pré-Conferência Municipal de Saúde de Palmas, que será realizada, no dia 19 de novembro, a partir das 8 horas, no auditório da Escola de Tempo Integral, Eurídice de Melo, no Jardim Aureny III.

O evento contará com com a presença do prefeito Raul Filho, do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior , do secretário Samuel Bonilha, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Héber de Oliveira, conselheiros de saúde, além de segmentos organizados da sociedade.

De acordo com o Secretário Municipal da Saúde de Palmas, Samuel Bonilha, além de eleger 219 delegados, que vão participar das conferências Municipal, Estadual e Nacional de Saúde, a comunidade terá oportunidade ímpar de opinar, sugerir, adequar ações públicas de saúde que mais se adequem às realidades específicas de cada região.

“Com a participação popular, vamos formatar o Sistema Único de Saúde (SUS) que todos queremos, por isso é muito importante que todos participem das discussões” - assegura o Secretário, acrescentando que esse é um ato de cidadania.

Conferências Locais

Segundo Héber de Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Palmas (CMS), as plenárias que envolvem toda a sociedade serão divididas em seis áreas geográficas que farão as discussões simultaneamente, em locais distintos, a partir das 14 horas.

“Essas áreas geográficas vão facilitar o acesso de todos e promover discussões específicas tanto para usuários dos SUS, trabalhadores, prestadores filantrópicos e privados” - justifica o presidente, informando que o CMS colocará à disposição do controle social, dois ônibus para a participação nas palestras de abertura com o prefeito Municipal e com o presidente do Conselho Nacional de Saúde, sobre o tema: “Todos usam o SUS ! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”.

Fonte: Semus