Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O senador João Ribeiro conseguiu aprovar nesta terça-feira (17) em Brasília, permissão para o funcionamento de mais duas rádios FM comunitárias e uma FM Comercial no Tocantins em Arraias, Mateiros e Marianópolis.

A decisão se deu em reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática do Senado Federal. Segundo João Ribeiro, ao defender a concessão de novas rádios, "o tanto de rádios que eu conseguir para o Tocantins será pouco para a necessidade de comunicação da nossa comunidade", explicou aos seus colegas da Comissão.

Em Arraias, a autorização foi direcionada à Associação Rádio Comunitária Jovem FM. Em Mateiros, a Associação Comunitária de Radiodifusão de Mateiros quem está autorizada a operar a emissora de rádio comunitária. E em Marianópólis, a FM Comercial aprovada é em favor da Sociedade Rádio Vanguarda Ltda. que a partir da autorização do Senado "pode explorar serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada na cidade de Marianópolis".

Mais de 50 rádios

Um dos maiores apoiadores de difusão de emissoras de rádio no Tocantins, João Ribeiro já participou da outorga de mais de 50 rádios FM´s comunitárias e comerciais para o Estado. No Ministério das Comunicações, outros 40 processos se encontram sob acompanhamento minucioso do seu gabinete em Brasília.

João Ribeiro defende o funcionamento do maior número possível de rádios no país, especialmente na região norte, pois "fortalece a integração da população". No caso das rádios comunitárias, "além da sua programação voltada aos interesses da comunidade, em uma rádio comunitária, os ouvintes podem participar da programação, a qualquer hora do dia ou da noite".

Com a aprovação no Senado, os projetos agora dependem apenas de promulgação do presidente do Congresso Nacional. A outorga dá autorização para executar serviço de radiodifusão na região por 10 (dez) anos.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ João Ribeiro