Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Município com mais de 12 mil habitantes e localizado a 99 km de Palmas, Miranorte recebe nesta sexta-feira, dia 19, a nova sede do Fórum, feito que ocorre 21 anos depois da criação da Comarca. A obra será entregue à população pela Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, desembargadora Willamara Leila, em solenidade marcada para às 17 horas, com a participação de várias autoridades.

O prédio tem 883 metros quadrados de área construída, que contempla, entre outras dependências, três salas de audiência, salas para juízes e demais órgãos como Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e um salão do júri com 78 lugares.

O fórum de Miranorte é o oitavo a ser inaugurado nesta gestão e representa o anseio da população por instalação própria de uma Justiça que prima pelo respeito à Sociedade. E a iniciativa é especial pela ligação da desembargadora com o Município. Nomeada a primeira Juíza da então Capital provisória do Tocantins, Miracema do Tocantins, Willamara Leila respondia por todas as Comarcas do Norte, inclusive por Miranorte.

A presidente do Judiciário faz questão de agradecer ao empenho das autoridades locais que ajudaram na concretização da obra, além dos magistrados e servidores do órgão. Para Willamara Leila, os servidores a partir de agora trabalharão em um ambiente agradável, espaçoso e salubre. “Isso significa dizer melhor qualidade de vida no trabalho e melhor atendimento à sociedade, destinatária final de nossas ações”, ressaltou.

Qualidade e comodidade

A juíza titular da Comarca de Miranorte, Maria Adelaide de Oliveira, disse que a nova sede do Fórum significa o “efetivo exercício de cidadania” no local, que está munido de “todo o arsenal tecnológico de que desfrutam as boas Comarcas do País”.

Já para o juiz auxiliar de Miranorte, Ricardo Gagliardi, a nova sede contribuirá para o trabalho mais ágil dos procedimentos e processos. A promotora de justiça Thais Massilones destacou o fato de o novo Fórum trazer qualidade e comodidade no atendimento. O prefeito de Miranorte, Abrahão Costa, afirmou que o objetivo é estruturar no local a Praça da Justiça.

Primeiro advogado da Comarca, Coriolano dos Santos afirmou que a inauguração é a concretização de um sonho. “Desde o início a sede da Comarca passou por lugares precários. Essa construção representa um marco histórico na cidade e no mundo jurídico”, disse. Ele destacou ainda estar orgulhoso e fez questão de parabenizar a desembargadora Willamara Leila. “Ela está marcando o seu tempo e faz algo que vai ficar para sempre”, complementou.

Fonte: assessoria de Imprensa/TJ