Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Walquerley Ribeiro

Foto: Walquerley Ribeiro

Aos olhos atentos do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, mais de 100 alunos, de três escolas municipais de Tempo Integral de Palmas, Eurídice Ferreira de Melo, Padre Josimo e Crispim Pereira Alencar, se apresentam nesta terça-feira, 23, às 16h, na Base Aérea, em Brasília. Participam da apresentação a Orquestra Sinfônica Dona Lindu da Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo, a Banda de Fanfarra do Crispim Pereira Alencar e o Coral Vozes Encantadas, da Escola de Tempo Integral Padre Josimo.

A oportunidade surgiu por meio de um convite do Ministério da Educação que promove até sexta-feira, 26, o Seminário Internacional de Educação Integral em Jornada Ampliada: Desafios e Experiências das Políticas Públicas em Diferentes Países, onde os estudantes também se apresentarão.

Na apresentação de hoje, a Orquestra Sinfônica Dona Lindu interpretará o Hino Nacional Brasileiro, a música espanhola Com Te Partiro, composição de Sartori Quarantotto e Nessun Dorma, compositor Kenichi Koda e G. Puccini. A Banda de Fanfarra do Crispim Pereira Alencar promete arrancar os aplausos brasilienses com a interpretação da famosa música de Ari Barroso, Aquarela do Brasil e depois Amigos para Sempre. E o Coral de Vozes Encantadas, sob ao palco apresentando músicas de diferentes gêneros, entre elas, Primavera (Tim Maia), Planeta Sonho (14 Bis) e Novo Tempo (Ivan Lins).

A diretora da Escola Eurídice Ferreira de Melo, Idelma Pereira, relata que os alunos que participam da Orquestra Dona Lindu, nome da mãe do presidente Lula, ensaiaram durante meses. “Estão ansiosos é uma grande oportunidade, procuramos mostrar que a escola é um espaço que abre várias portas para os educandos. A apresentação para o presidente é uma prova que nossos alunos podem alcançar muito mais e ir além dos muros das nossas escolas municipais”, reforça Idelma.

O secretário da Educação de Palmas, Danilo de Melo Souza, ressaltou que a música nas unidades educacionais está sendo um grande instrumento na aprendizagem. “Os alunos melhoram a concentração, a disciplina e isso reflete no melhor desempenho deles. Sempre acreditamos que as diversas áreas artísticas são fundamentais no desenvolvimento deles como indivíduo”, destacou Danilo.

Apresentações

Além da apresentação para o presidente Lula, os alunos também farão outras participações na quarta-feira, 24, durante o Seminário Internacional de Educação Integral, às 9h e na Vila Naval da Marinha, às 20h. E no dia 25, no período vespertino, os educandos irão ao Congresso Nacional mostrar o talento descoberto nas escolas de Palmas.

O prefeito Raul Filho, a diretora da Eurídice Ferreira de Melo, Idelma Pereira, o secretário Danilo Melo, a diretora de Gestão em Educação Integral, Roneide de Sá e o senador tocantinense, João Ribeiro, estarão em Brasília para acompanhar, junto com o presidente Lula, as exibições artísticas.

Fonte: Ascop