Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

No dia 26 de novembro, às 9 horas, acontece a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, Intercâmbio Científico e Tecnológico entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins (Sescoop-TO).

O objetivo da assinatura do termo é firmar uma parceria de cooperação técnica entre as partes, para a execução de atividades conjuntas de capacitação profissional na área da educação cooperativista e estágio curricular.

Segundo o diretor de relações institucionais do IFTO, Cícero Salatiel Pereira, a temática do cooperativismo está na base curricular de alguns cursos da instituição; como técnico em agronegócio, agronomia e administração. “Não podemos falar de cooperativismo sem falar no Sescoop e com essa parceria o cooperativismo estará mais fortalecido no plano político pedagógico do Instituto”, ressaltou.

A assinatura do termo será na sede da OCB/Sescoop-TO e contará com a presença do presidente da instituição, Ricardo Khouri e do reitor do IFTO, Francisco Nairton do Nascimento.

O termo de cooperação vigorará pelo prazo de 12 meses, a partir da data de sua publicação no Diário Oficial da União. As ações serão cumpridas mediante programas de trabalho e/ou projetos específicos inéditos ou em andamento, elaborados em conjunto, ou não, pelo IFTO e Sescoop/TO.

Contribuição do Sescoop-TO

O Sescoop-TO atua no desenvolvimento sustentável do cooperativismo, de forma a promover a melhoria dos resultados obtidos pelas cooperativas do Tocantins e o fortalecimento de seu papel econômico e social.

Nesta parceria que será firmada, a instituição terá como objetivos: organizar, administrar e executar em cooperação com o IFTO o ensino de formação profissional do Cooperativismo; oferecer vagas de estágio curricular para os alunos do IFTO; entre outros.

Contribuição do IFTO

Incentivar a educação cooperativista junto aos docentes e os discentes; executar trabalhos na área do cooperativismo; disponibilizar infraestrutura para realização de capacitações e eventos na área de cooperativismo e associativismo; essas são algumas das ações da instituição de ensino.

Fonte: Assessoria de imprensa IFTO