Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O Senai de Gurupi promoveu na tarde dessa sexta, 26, uma palestra sobre Drogas Lícitas e Ilícitas para os alunos dos cursos de Auxiliar de Escritório e Auxiliar de Produção Industrial.

Durante a palestra os alunos foram alertados quanto aos malefícios causados pela dependência química, além de conhecerem de perto exemplares de algumas drogas como maconha e cocaína e os danos que cada uma causa ao organismo.

O palestrante foi o policial civil, Reinaldo Ramos, que destacou a importância da iniciativa do Senai. “É uma atitude muito louvável, nós temos que trabalhar diretamente nas bases, como esses adolescentes que estão aqui, pois só através de um trabalho de base nós poderemos diminuir o índice de dependentes e através de parcerias como essa nós poderemos atingir o maior número de pessoas”, frisa.

A dependência química é considerada uma doença que necessita de tratamento prolongado, durante a palestra os alunos puderam conhecer o trabalho de clínicas como a Fazenda da Esperança e a Leão de Judá que trabalham com a reabilitação de dependes.

Na ocasião os alunos puderam conhecer também o depoimento de Dirce Borges, coordenadora do Grupo Esperança Viva, ligado a Fazenda da Esperança, e mãe de ex-interno que contou as dificuldades enfrentadas pelas famílias dos dependentes, como funciona o tratamento dos internos e alertou os adolescentes quanto ao perigo de experimentar as drogas.

“Nunca experimente nenhuma droga, procure ambientes como igrejas, procurem se profissionalizar, como vocês estão fazendo aqui no Senai, e não comecem a usar drogas lícitas como o álcool, porque elas acabam levando a outras drogas piores”, aconselha.

Os alunos aproveitaram a palestra para esclarecer dúvidas e adquirir mais conhecimento. “Foi uma iniciativa muito boa, porque nos trouxe um alerta que nós vamos levar para os nossos amigos”, conta a aluna Dayanne da Silva.

No próximo dia 04, será realizado o 1° Congresso Regional de Políticas sobre Drogas, no Centro Cultural Mauro Cunha em Gurupi.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Senai