Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Durante a 4ª edição da Feira do Empreendedor será realizado o Seminário de Inovação Tecnológica, promovido pelo Senai em parceria Sebrae. O seminário, que acontece dia 2 de dezembro no auditório principal do Centro de Convenções Parque do Povo, busca discutir e disseminar conteúdos e práticas sobre inovação em todas as suas modalidades. A abertura oficial está prevista para às 16h e a inscrição pode ser feita no local, gratuitamente.

O seminário servirá, ainda, para expor os projetos do Edital de Inovação do Senai, que promove o desenvolvimento de produtos inovadores e contribui para a sua inserção no mercado, aliado ao seu impacto social. A programação conta com a presença do palestrante do Senai Nacional e o autor do livro “Explosão da Inovação”, Ricardo Bonacorci.

O governo federal já criou uma lei que regula o incentivo à inovação. Segundo a diretora técnica do Sebrae, Mila Jaber, a inovação pode ter diversas características. “Quando nós falamos em inovação tecnológica, pensamos em tecnologia de ponta, com alto custo. Mas, diferentemente do que se pensa, existem tipos de inovação que se ajustam também à micro e pequena empresa”, afirma.

A lei nº 10.973, conhecida como a lei da inovação tecnológica, sancionada em 2005, possibilita estimular a criação de ambiente e a participação de entes civis no processo de inovação, como são os casos de universidades e de instituições científicas, incentivando novos inventores. Além disso, a lei prevê, também, estímulos para inovações em empresas e subsídios financeiros para invenções.

O Sebrae Tocantins já deu um passo a frente neste processo e incentiva a inovação por meio do edital Inova Tocantins, que destina recursos financeiros para empresas que queiram inovar. A instituição desenvolve ainda diversos outros projetos, além dos atendimentos empresariais voltados a inovação tecnológica de pequenas empresas.

Para o gerente da Unidade de Articulação e Conhecimento, Fernando Ferrarin, o Sebrae abrange diversas àreas que atuam diretamente com esta vertente. “A instituição, direta ou indiretamente está ligada ao tema. Desenvolvemos ações ou projetos na área de Agronegócio; Agroindústria; Tecnologia da Informação e Comunicação; Mineração; Comércio e Serviços; Indústria e Bioenergia. Como um exemplo de inovação, estamos pesquisando maneiras de utilizar resíduos orgânicos da galinha, conhecida como “cama de frango”, para a produção de bioenergia”, explica.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Sebrae