Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Rodolfo Ward

O processo seletivo da Universidade Aberta do Brasil/Unitins foi lançado nesta terça-feira, 7, com a oferta de 400 vagas para os cursos de Letras (Português/Espanhol) e Pedagogia. Os cursos ocorrerão nas regionais de Guaraí, Pedro Afonso, Taguatinga, Cristalândia e Palmas. As inscrições seguem até o próximo dia 30. O processo marca a concretização de um novo tempo para a Unitins que no ano de 2009 foi descredenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para a oferta de cursos de educação a distância. O edital e demais informações estão disponíveis a partir de amanhã, 8, no site da Unitins (www.unitins.br).

A solenidade de lançamento do vestibular contou com a presença do secretário de Educação a Distância (Seed) do Ministério da Educação (MEC), Carlos Eduardo Bielschowsky; do reitor da Unitins, André Luiz de Matos Gonçalves e demais autoridades.

Bielschowsky parabenizou a equipe da Unitins e o reitor. Ele afirmou que o MEC acredita no compromisso e trabalho dos profissionais da Universidade demonstrado na sua reconstrução. “O MEC acredita na Unitins. E o Tocantins, que é um Estado novo, não pode prescindir de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, a serviço de sua população.”

“O ideal dos professores da Unitins é exatamente o nosso, que é servir a população. A instituição regularizou-se, do ponto de vista de criar seus conselhos e de abrir concurso público para professores. Com tudo isso, temos certeza que a Unitins vai abrilhantar a UAB com o conhecimento que ela já possui em educação a distância”, declarou o secretário.

O reitor em nome da Unitins agradeceu ao secretário e recordou: “A Unitins tinha um percurso a ser realizado e percorreu tudo isso conforme a lei determina e o MEC orienta. A partir do momento que a Unitins passou a trilhar esse caminho, o recredenciamento foi consequência. A nossa missão em parte está cumprida”.

UAB

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa do MEC, criado em 2005, e possui como prioridade a capacitação de professores da educação básica. Seu objetivo é de articular e integrar o sistema nacional de educação superior na modalidade Educação a Distância.

Fonte: Assessoria de Imprensa Unitins