Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O vereador José do Lago Folha Filho (PTN) usou a palavra na tribuna na manhã desta quarta-feira, 8, para defender o senador João Ribeiro (PR) com relação à mobilização que está acontecendo em Brasília partindo de um grupo de 25 entidades de movimentos sociais.

Para o vereador, existe uma tentativa de denigrir a imagem do senador. “Mas nós não vamos deixar isso acontecer, Palmas e o Tocantins, precisam do senador João Ribeiro”, frisou.

O líder do prefeito da capital, Raul Filho (PT), vereador Milton Neris (PT) foi quem começou a discussão em plenário e afirmou que todos os vereadores que apoiaram a reeleição de Ribeiro na capital se reuniram com o senador.

Neris engrossou o tom para tratar do assunto e frisou sem citar nomes, que a mobilização para que o Supremo Tribunal Federal (STF) coloque em pauta o julgamento do inquérito que trata de um possível envolvimento do senador com trabalho escravo está partindo de Paulo Mourão (PT), que ficou em quarto lugar na disputa para o Senado.

“É um desrespeito usar esse processo trabalhista para atingir o senador”, disse, afirmando que a legislação trabalhista ainda é muito dura no país.

“Querer colocar isso como pena de morte para manchar a honra de um homem, isso é uma covardia, uma hipocrisia de políticos que não tem responsabilidade com o povo”, disse Neris.

Há uma motivação de interesse pessoal por trás da mobilização, segundo Neris. “Esses inconformados tem é que trabalhar pelo povo pra ver se o povo reconhece e talvez os eleja na próxima eleição”, frisou.

Alguns militantes do Tocantins seguiram para Brasília hoje, segundo as informações de líderes dos movimentos ao Conexão Tocantins. Algumas cartas também foram encaminhadas aos ministros da corte pedindo que coloque em pauta o caso que cita o senador.

Processo

O inquérito contra o senador corre no STF porque o mesmo possui foro privilegiado. Caso a corte do Supremo acate a denúncia contra João Ribeiro, então, o mesmo se transformará em processo judicial e o senador poderá ser processado, correndo o risco, caso condenado, de ser enquadrado na Lei Ficha Limpa.

Atualizada às 13h36