Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A major BM Lucelita Maria Alves, secretária executiva da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, foi condecorada nesta quinta-feira, 16, no grau de Cavaleiro, ao receber a Medalha Defesa Civil Nacional, em evento realizado em Brasília, pelo Ministério da Integração Nacional.

O Ministro da Integração Nacional, João Santana Filho, e a Secretária Nacional de Defesa Civil, Ivone Maria Valente, participaram da solenidade. A Condecoração é uma homenagem a personalidades civis e militares que contribuíram para o fortalecimento do Sistema Nacional de Defesa Civil, bem como prestaram serviços relevantes aos afetados por desastres.

Major Lucelita tem se dedicado à Defesa Civil não só no Tocantins, mas em âmbito nacional também, especialmente na área de ensino. Lucelita é uma das autoras do manual “Curso de Gestão de Riscos e Desastres, Contribuições da Psicologia”. O curso é oferecido pela Secretaria Nacional da Defesa Civil, em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres, da UFSC, na modalidade de ensino a distância, com mais de 1,5 mil profissionais matriculados.

Lucelita integra a equipe de instrutores do Curso de Gestão Integrada em Defesa Civil, que está sendo ministrado em vários estados, com o foco na prevenção e preparação para o enfrentamento de desastres, visando contribuir para que haja a redução de risco e de desastres em todo o País. Além de Palmas, em novembro o curso foi realizado em Campo Grande, MS.

Major Lucelita participa do Gade - Grupo de Apoio a Desastres -, formado por 22 profissionais, todos técnicos na área de Defesa Civil, oriundos de Corpos de Bombeiros e outras forças de segurança de Minas Gerais, Pará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. O Grupo representa a Defesa Civil Nacional e pode atuar em situações adversas em todo território nacional e, ainda, em ações de ajuda humanitária em desastres de grande vulto ocorridos em outros países.

Fonte – Assessoria de Imprensa