Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em entrevista ao Conexão Tocantins na manhã desta quarta-feira, 29, o deputado Iderval Silva (PMDB) líder do partido na Assembleia Legislativa, se mostrou surpreso com a falta de quorum que impede o parlamento de votar os projetos restantes para o final do ano.

Para esta quarta, estava previsto a votação de projetos que geraram repercussão no final de 2010, entre eles, o que trata da data-base dos servidores do Estado, reivindicado pelos sindicatos dos servidores.

Na ocasião os dez deputados presentes na sessão eram da base aliada do governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB). Iderval culpou a atual bancada de oposição por não comparecer à sessão desta manhã. “Se analisar quem veio dá para se ter ideia de qual bancada deixou de comparecer. Por algum motivo, a bancada do próximo governo não quis comparecer”, completou.

No entanto, o próprio deputado, ao lembrar que a atual bancada governista conta com 15 nomes, deixou transparecer que a situação no plenário, hoje, surpreendeu os parlamentares da atual situação. “Eu até não entendo essa falta de quorum hoje”, afirmou.

Contudo, quando questionado se ausência de deputados governistas seria indicativo de enfraquecimento da próxima base de oposição para o próximo ano, o deputado frisou que não acredita nesta hipótese. “Nós somos maioria hoje e acho que vamos manter os 15 nomes para o ano que vem, mesmo com a entrada dos novos deputados”, informou.

Votações devem ficar para 2011

Com a falta de quorum nestas sessões de final de ano, o deputado frisou que as votações devem ficar mesmo para o ano que vem, já no governo de Siqueira Campos (PSDB) e com a nova configuração da Assembleia Legislativa, com a posse dos novos deputados, em fevereiro.

Iderval afirmou, no entanto que ainda não se pode definir exatamente a data das votações. “Provavelmente em fevereiro, mas pode ser que convoquem sessões em janeiro para votar”, completou.

Vale ressaltar que ainda existem pelo menos quatro projetos de leis de alta relevância a serem votados pelos deputados estaduais. Um que trata do alto comando da Polícia Militar do Tocantins, outro que inclui o cargo de delegado da Polícia Civil na carreira jurídica, um terceiro que aumenta em 4,68% a data-base dos servidores estaduais, além da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2011.