Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Philipe Bastos
  • Foto - Frederick Borges
  • Foto - Frederick Borges

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 24, a abertura do ano letivo na rede estadual de ensino do Tocantins. Na ocasião, o governador Siqueira Campos (PSDB) participou de solenidade no Colégio Estadual Meira Mattos, em Aparecida do Rio Negro.

No ginásio do Colégio, além do governador e sua esposa, Mariluce Uchôa, estiveram presentes o secretário estadual da Educação, Danilo de Melo, o prefeito Pedro Luiz de Carvalho Neto (PSDB), o senador eleito, Vicentinho Alves (PR), e autoridades civis e militares.

Na solenidade organizada pela Secretaria da Educação, foram entregues ainda 40 computadores aos professores do colégio, além de material didático aos alunos de Aparecida do Rio Negro.

Durante sua fala, o governador lembrou do tempo em que foi professor de crianças ainda em fase de alfabetização, na cidade de Monte Belo. “O que eu tenho mais orgulho é de ter sido professor, nem que seja por apenas um ano”, lembrou.

Se voltando para as crianças presentes no ginásio do colégio, Siqueira frisou a necessidade de uma educação fora dos muros da escola. O governador frisou que, mesmo com 82 anos de idade, ainda é bem-vindo em todos os lugares por onde passou.“Cada um de nós deve fazer tudo o que for possível para a convivência. Para melhorar o nível de satisfação com a gente”, garantiu.

Como forma de incentivar o ensino às crianças e jovens presentes no local, Siqueira citou a importância da educação para a melhoria da qualidade de vida, no sentido de alimentação, moradia e saúde. “Pessoas qualificadas, preparadas, vão ter os salários bons. E este é o momento de se ter esta preparação maravilhosa”.

Fala aos professores

Siqueira Campos relembrou de suas outras 3 passagens pelo governo do Estado, como períodos em que o Tocantins ainda passava por estruturação física e administrativa. “Nos governos que eu fiz, apesar de terem sido governos de infra-estrutura, nós priorizamos a educação”

Em seu discurso, o governador ressaltou, ainda que o governo irá premiar os professores da rede estadual de acordo com a produtividade dentro das salas de aula. “ Nossos professores irão receber prêmios pela assiduidade, eficiência e disciplina”, disse.

Em entrevista coletiva concedida após a aula inaugural, o secretário Danilo de Melo Souza afirmou que além da efetividade dos professores, um dos critérios para a premiação concedida pelo governo será a necessidade do município em que a escola se encontre.

Escola de Tempo Integral

Conforme garantiu durante sua campanha ao governo do Estado, Siqueira frisou que manterá seu compromisso em construir e estabelecer Escolas de Tempo Integral em todo o Estado. "Vamos fazer nossos esforços para que tenham escolas de tempo integral em toda parte. Eu vou fazer tudo para implantar este programa”, informou.

Pioneiros Mirins

Sobre o programa criado em suas administrações anteriores, Siqueira frisou que irá manter o Pioneiros Mirins autônomo, mesmo ligando a fundação que o administra à Secretaria da Educação. O governador afirmou que será uma das funções do secretário da Educação, Danilo de Melo arrecadar recursos para o PM. “Os Pioneiros Mirins vão integrar a área da educação, mas não vão perder sua autonomia. O secretário da Educação, seus funcionários e sua estrutura tem que pensar o tempo todo em como arrumar dinheiro para os Pioneiros Mirins”

O secretário da Educação ainda frisou que com a relocação das sedes do Pioneiros Mirins para as escolas, o governos irá economizar consideravelmente em locação de estrutura e pagamento de pessoal. "Quando se tem um prédio próprio para os Pioneiros Mirins, você gasta com pagamento de 3 vigias e mis limpeza, por exemplo. Na escola, já terão esses profissionais a disposição", completou.