Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: koró Rocha
  • Foto - Manoel Jr

Em sessão solene realizada na tarde desta quarta-feira, 26, foi empossado o novo Defensor Público Geral do Tocantins, Marcello Tomaz de Souza, que estará à frente da Instituição durante o biênio 2011/2013.

A cerimônia de posse aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa do Estado e a abertura da sessão foi feita pela presidente do Conselho Superior da Defensoria Pública do Tocantins, a defensora pública geral, gestão 2007/2011, Estellamaris Postal, seguido do juramento pelo novo Defensor Público Geral, leitura e assinatura do Termo de Posse. Durante o evento ainda foi exibido um vídeo documentário sobre a história, os avanços e conquistas da Defensoria Pública e execução do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar do Estado.

Participaram do palco de honra da solenidade, o governador José Wilson Siqueira Campos e o vice-governador, João Oliveira, e demais autoridades do Estado como o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Tocantins, Ercílio Bezerra de Castro Filho; o deputado estadual Toinho Andrade, representando a Assembleia Legislativa; a subprocuradora-Geral de Justiça do Tocantins, Vera Nilva Alvares Rocha; o bispo de Porto Nacional, Dom Romualdo Matias; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado, José Jamil Fernandes Martins; além dos conselheiros da Defensoria Pública, os defensores Maria de Lourdes Vilela, Arassônia Maria Figueiras, Leilamar Maurilio de Oliveira do Duarte, José Marcos Mussulini, Hero Flores dos Santos, Neuton Jardim dos Santos, Marlon Costa Luz Amorim.

Também participaram da cerimônia os deputados Toinho Andrade (Dem), que representou o presidente do Parlamento, deputado Júnior Coimbra (PMDB), e o deputado federal eleito César Halum (PPS).

Em seu pronunciamento como defensora pública, Estellamaris Postal, ressaltou as conquistas alcançadas durante sua gestão à frente do órgão, estruturais e humanas, a importância da Instituição para a sociedade tocantinense, bem como o desejo e a certeza de sucesso da terceira gestão eleita da Defensoria Pública, ora capitaneada pelo Dr. Marcelo Thomaz. “Tenho a consciência do dever cumprido. Todos os projetos e objetivos traçados e planos de governo foram alcançados, além da eficiência dos atendimentos à população. A Defensoria Pública está em constante crescimento, numa constante busca por melhorias para a Instituição, tendo a certeza que a população carente do Tocantins está, hoje, bem assistida com um quadro excelente de defensores e estrutura adequada para a execução dos trabalhos, com acesso a justiça para todos, pois estamos presentes em todas as Comarcas do Estado”, ressaltou.

O defensor público geral do Tocantins empossado, Marcello Tomaz, reforçou a história e criação da Defensoria Pública do Tocantins, bem como a importância dos Defensores Públicos como agentes transformadores da sociedade, e “o reconhecimento da figura emblemática de competência gerencial, de compromisso institucional simbolizada na pessoa da Dra. Estelamaris Postal, que, com maestria e senso ético, elevou a instituição como a melhor Defensoria Pública do Brasil”. “Temos grandes desafios, o mais urgente é o prosseguimento do concurso público para o setor administrativo; consolidar a estruturação física da Defensoria Pública com sede própria e, o mais importante e essencial, disseminar para todos os cidadãos pobres no nosso Estado o acesso a justiça de forma ampla e eficaz, cumprindo, assim, rigorosamente a sua missão constitucional. É impossível falar do Tocantins sem falar da Defensoria Pública, como é impossível falar da Defensoria Pública sem falar do Tocantins”, ressaltou Tomaz.

Também prestigiaram a posse do Defensor Público Geral do Estado, o presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos – ANADEP, André Luís Machado de Castro; a vice-presidente do Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais – CONDEGE, Francilene Gomes de Brito Lessa; a defensora pública geral de Minas Gerais, Andréia Abritta Garzon; a defensora púbica geral do Rio Grande do Sul, Jussara Maria Barbosa Acosta; e o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Tocantins – ADEPTO, Murilo da Costa Machado.

Perfil

Marcello Tomaz de Souza tem 44 anos e é natural de Porto Nacional. Graduado em Direito pela Universidade de Uberaba – Uniube/MG. Atuou como advogado da Casa Civil do Estado do Tocantins, no período de 1993 a 1994. Tomou posse como Defensor Público do Estado do Tocantins em dezembro de 1994. Respondeu pelo expediente da Defensoria Pública em Porto Nacional, onde também foi Coordenador da Defensoria Pública. Atualmente é Diretor do Núcleo Regional da Defensoria Pública em Porto Nacional (desde maio de 2009) e atua na área criminal.

Fonte: Assessoria de Imprensa Defensoria Pública