Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governador Siqueira Campos (PSDB) afirmou por meio de sua assessoria de imprensa que não concorda com o cancelamento da tarifa social que foi anunciada pela Companhia de Energia Elétrica do Tocantins – Celtins.

Segundo a nota o governador entende que a população não pode ser prejudicada e a ausência ampla divulgação dos novos critérios para o recebimento da tarifa social é um desrespeito à população.

Confira abaixo a nota na íntegra:

Nota à Imprensa

Sobre o anúncio feito pela Celtins, de cancelamento da tarifa social, o Governador Siqueira Campos não concorda com a medida anunciada inesperadamente e entende que a população não pode ser prejudicada, principalmente as famílias que necessitam deste benefício.

Para Siqueira Campos, a ausência de uma ampla divulgação dos novos critérios para o recebimento da tarifa social é um desrespeito à população pelo curto prazo que as famílias beneficiadas têm para fazerem o recadastramento exigido pela empresa (final de fevereiro), que diz cumprir determinação da ANEEL.

Para solucionar o problema, o Governador marcou para o dia 8 de fevereiro próximo uma reunião, para a qual estão convocados os diretores da Celtins e representantes do Governo, quando serão esclarecidas as questões referentes à tarifa social e ao recadastramento anunciado, bem assim para o exame da planilha de custos da empresa, para a redução das tarifas, isto é, dos preços da energia de uma forma geral, para aliviar a carga pesada sobre os consumidores das cidades e do meio rural.

Siqueira Campos antecipa que a empresa não poderá cortar o fornecimento de energia elétrica e ainda terá que realizar estudos para baixar os preços cobrados da população e dar um prazo de um ano para que as famílias beneficiadas com a tarifa social possam se recadastrar e adequarem-se às novas regras apresentadas pela Celtins, obedecendo a ANEEL, sem ouvir o Governo do Estado.

O prazo de um ano também servirá para que a empresa faça um levantamento de quantas famílias serão atingidas com esta medida e em que situação e local vivem.

O Governador está extremamente preocupado com as milhares de famílias que podem ficar sem este benefício e exige respeito a esta faixa da população já tão sofredora com as privações que lhes são impostas pela baixa renda familiar.

Adriana Borges

Assessora de Imprensa do Governador Siqueira Campos

Palmas, 31 de janeiro de 2011.