Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Em Sessão Solene de Posse do Tribunal Pleno, que aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 1º de fevereiro, assumiram a presidência e a vice-presidência da mais alta Corte da Justiça tocantinense os desembargadores Jacqueline Adorno de La Cruz Barbosa e Luiz Aparecido Gadotti, respectivamente.

Com a presença do governador do Estado, José Wilson Siqueira Campos, dos integrantes da Corte e prestigiado por autoridades estaduais e municipais, o evento foi precedido pela abertura do Ano Judiciário realizada pelo presidente interino do TJ-TO, desembargador Antônio Félix.

Em seu pronunciamento de posse, a nova presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, além de agradecer a presença dos convidados, ressaltou a importância de valorizar os servidores e magistrados. “Nenhuma tecnologia pode funcionar, nenhum prédio terá utilidade e nenhum serviço público poderá ser realizado com qualidade se não contarmos com a força humana.”

Reverência

“Sua posse na mais alta função desta Corte não é por acaso. Seus feitos falam por si só. Sua carreira foi brilhante à frente da Procuradoria Geral de Justiça do Estado.” Com estas palavras o Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renault de Melo Pereira, exaltou a atuação de Jacqueline Adorno quando chefiou o Ministério Público Estadual e disse estar certo do êxito da sua gestão à frente do Judiciário nos próximos dois anos.

Durante a transmissão de cargo, o então presidente interino, desembargador Antônio Félix, fez um breve relato dos avanços do Poder Judiciário nos últimos 20 anos, destacando a atuação de todos os Desembargadores que presidiram a Corte. "Cabe-me, neste momento, fazer justiça a todos que passaram por essa função de presidente, incumbência que a partir deste solene momento será repassada a vossa excelência", disse, referindo-se à desembargadora Jacqueline Adorno.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Severiano Costandrade, ressaltou a retidão e afirmou que Jacqueline Adorno atuará na defesa irrestrita da Constituição.

Já o presidente da seccional do Tocantins da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ercílio Bezerra, ressaltou a importância dos compromissos da futura presidente e colocou a entidade à disposição para que os desafios da próxima gestão sejam conquistados.

Os presidentes da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto), Allan Martins Ferreira, e da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages), Antônio Sbano, deram votos de confiança na gestão e se puseram como parceiros para que melhorias sejam implementadas no Judiciário do Estado do Tocantins.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador José de Moura Filho, também prestigiou a posse da desembargadora

Homenagem

A homenagem da Anamages prevista para ocorrer nesta tarde foi adiada, por determinação da nova presidente do TJ-TO, Jacqueline Adorno. Ela considerou que a iniciativa da entidade, por sua grandeza e importância, deveria ser realizada em outra ocasião para não ser ofuscada pela cerimônia de posse. A data para a entrega da medalha e diploma de Mérito Judiciário Estadual, concedida pela Anamagem, será agendada pelo presidente da associação e divulgada posteriormente.

Diretoria

A nova presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, desembargadora Jacqueline Adorno de La Cruz Barbosa, é natural de Anápolis (GO). Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. Especializou-se em Direito Penal e em Direito Processual pela Academia de Polícia de Goiás. Iniciou sua carreira jurídica no Estado do Tocantins, em 1990, após ser aprovada no I Concurso para Promotor de Justiça, tendo atuado nas Comarcas de Palmeirópolis, Paranã, Colméia e Porto Nacional. Em dezembro de 1997, foi promovida 3ª Procuradora de Justiça, acumulando o cargo com a coordenação dos Centros Integrados do Ministério Público a partir de 1999. Chefiou o Ministério Público do Estado do Tocantins entre os anos 2000 e 2002, sendo reconduzida para um segundo mandato. No entanto, em novembro de 2002, assumiu o cargo de Desembargadora, preenchendo a 12ª vaga da Corte.

O vice-presidente

Luiz Aparecido Gadotti nasceu em Santa Albertina (SP). Graduou-se pela Faculdade de Direito de Araraquara. Em 1989, ingressou na Magistratura tocantinense como Juiz Substituto da Comarca de 2ª Entrância de Colinas do Tocantins. Em 1991, foi nomeado Juiz de Direito da Comarca de Xambioá e, em 1992, promovido para a Comarca de Araguatins. No ano seguinte volta para Comarca de Colinas, quando ela fora elevada a 3ª Entrância. Sua nomeação para o cargo de Desembargador ocorreu em 18 de novembro de 1998, pelo critério de merecimento. Gadotti foi o primeiro Juiz oriundo do 1º Concurso para a Magistratura, realizado no Estado do Tocantins, a tomar assento na Corte do TJTO. O atual Vice-Presidente ocupou a Presidência da Egrégia Corte do Tribunal de Justiça do Tocantins no biênio 2001/2003. Nesse período, assumiu interinamente o Governo do Tocantins entre os dias 18 e 31 de julho de 2001.

Da redação com informações Assessoria de Imprensa Tribunal de Justiça