Saúde

Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) entrega o certificado de Cidadão Vigilante no Combate a Dengue, a 10 moradores, do Jardim Taquari, nesta sexta-feira, dia 4, às 16 horas, quando será também encerrado o mutirão de limpeza, prevenção e combate à endemia, inciado na última quarta-feira.

A entrega será feita nas residências dos próprios cidadãos, no Jardim Taquari. A comissão julgadora vai se concentrar na sede da USF Taquari, à LO 05, T-31, APM 10, de onde sairá de casa em casa, entregando os certificados.

“Com a entrega desses diplomas, queremos reconhecer o esforço do cidadão que cumpre com seus deveres em manter seus imóveis livres de focos da dengue e ao mesmo tempo, incentivar outros moradores a seguirem o exemplo” - explica Samuel Bonilha, secretário da Saúde de Palmas.

Comissão Julgadora

Segundo Cláudio Gilberto Garcia, Diretor de Vigilância em Saúde, a seleção dos imóveis foi feita por uma comissão formada por: agentes de controle de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ); agentes comunitários de saúde do Programa de Saúde da Família (PSF), pessoas da comunidade local, fiscal da Vigilância Sanitária (Visa) e agentes da Polícias Civil e Guarda Metropolitana.

“ Esses integrantes têm todas as condições técnicas para avaliar e escolher os moradores exemplares que mantêm suas casas livres de água parada e de resíduos orgânicos.” - justifica o diretor.

Critérios de Seleção

De acordo com José Luiz Peres, supervisor dos Agentes de Endemias, “para ser selecionado o imóvel deve estar de acordo com as normas de vigilância do CCZ, como não apresentar: água parada ou material reciclável nos quintais, bem como resíduos de matéria orgânica e galhadas. Estar com todos os ralos, caixas d'água e de gordura tampados. Não poderá ter ligação clandestina para boca de lobo ou calhas com água acumulada” - explica.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Semus