Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Em votação realizada na última sexta-feira, 04, os artistas e produtores culturais cadastrados no Conselho Municipal de Cultura (CMC) elegeram os novos Conselheiros titulares e suplentes das instâncias de representação artísticas das Câmaras Setoriais. A nova equipe assume o mandato por dois anos.

Segundo o Vice-Presidente do Conselho e membro da Comissão Eleitoral Cícero Belém, o próximo passo para instalação dos novos Conselheiros é o encaminhamento da lista dos eleitos ao prefeito , para que ele possa nomeá-los e empossá-los em reunião pública, juntamente com os representantes do Poder Executivo e do Legislativo.

Depois da posse, o colegiado tem 48 horas para promover a primeira reunião ordinária e eleger a diretoria executiva do Conselho. A diretoria executiva é composta por: um Presidente, indicado pelas Câmaras Setoriais; um Vice-Presidente, indicado pelas Câmaras Setoriais; e um Secretário Executivo, indicado pelos representantes do Poder Executivo. Após eleita pelos Conselheiros, a Diretoria Executiva será nomeada, por meio de ato do prefeito Raul Filho.

O CMC é um colegiado formado por sete representantes do Poder Executivo, com seus respectivos suplentes, indicados pelo prefeito de Palmas; um representante do Poder Legislativo com seu respectivo suplente, indicados pela Câmara Municipal; e oito representantes da sociedade civil organizada através das Câmaras Setoriais, com seus respectivos suplentes eleitos pelos representantes devidamente cadastrados no Conselho Municipal de Cultura, de acordo com as normas estabelecidas em Regimento Interno.

O conselho é um órgão de assessoramento da Prefeitura de Palmas, voltado para a formulação da macro-política cultural do município, caracteriza-se por ser uma instância de apoio. Foi criado em 1998 e teve sua estrutura totalmente reformulada através da Lei nº. 1.390 de 25 de outubro de 2005.

Confira a nova composição do conselho:

Câmara de Música

Titular: Leonardo Luigi Perotto

Suplente: Cean Maciel Costa Gomes

Câmara de Artes Plásticas

Titular: Veralúcia Severina da Silva Domingues

Suplente: Shirley Tavares dos Santos

Câmara de Patrimônio Cultural

Titular: Erdilês Paiva Reis

Suplente: Ederval Camargo Rocha

Câmara de Literatura

Titular: Manoel Odir Rocha

Suplente: Marinalva do Rego Barros

Câmara de Audiovisual

Titular: Juliane Almeida Gomes

Suplente: Luiz de Sousa Pires

Câmara de Artes Cênicas

Titular: Cláudio Nogueira Carneiro

Suplente: Sérgio Ricardo Barbosa Moreira

Câmara de Fotografia

Titular: Sosthenes Sydney Gouveia Pinto

Suplente: Tharson David Lopes

Câmara de Artesanato

Titular: Ruth Costa Brunes Feitosa

Suplente: Nilson Teixeira Silva Júnior