Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Prefeitura de Palmas não irá realizar o Carnaval 2011 em razão do momento econômico vivido pela Capital. Segundo a presidente da Fundação Cultural, Kátia Maia Flores, a decisão de não realizar a festa foi tomada pela administração municipal.

“Nossa intenção era realizar o Carnaval, mas tendo em vista que a Prefeitura de Palmas está em processo de recuperação de uma crise econômica, optamos por priorizar ações mais urgentes e que têm um maior alcance social”, explicou Kátia Maia.

Porém, Kátia Maia afirmou que antes de decidir pela não realização da festa, a Prefeitura de Palmas esgotou todas as possibilidades, buscando alternativas viáveis. Entretanto, o município teria dificuldades para realizar o Carnaval. Além da falta de condições da própria Prefeitura, também não foi possível contar com apoio dos poderes Estadual e Federal, que por sua vez, estão também, adequando seus orçamentos para o exercício de 2011.

Kátia afirmou ainda que o momento é propício para que a população, em conjunto com a Fundação Cultural de Palmas possam discutir um projeto de Carnaval para a Capital. “É conveniente aproveitar este período para consultar a população sobre suas expectativas culturais para a cidade.”, comentou a Presidente.

Eventos Culturais

Segundo Kátia Maia, a FCP já testá trabalhando no planejamento das demais manifestações culturais de Palmas para este ano. “Sabemos que a expectativa de nossa população é que o carnaval fosse realizado. Porém, muitas vezes o gestor tem que priorizar algumas decisões, que não são bem recebidas no primeiro momento, mas que têm um melhor alcance a longo prazo”, afirmou.

A presidente da Fundação Cultural explica que entre as muitas ações para este ano, o município irá realizar a reforma do Teatro Fernanda Montenegro, as adequação da Sala de Cinema Sinhozinho, a implantação dos Pontos de Cultura, além de manter as atividades permanentes desenvolvidas pelo Centro de Criatividade, dentre outras ações. “Apesar deste momento, a Fundação Cultural está planejando para todo o ano o fomento à Cultura Local, por meios próprios e em parcerias com os poderes públicos estadual, federal e ainda a iniciativa privada”, finalizou.

Fonte: Ascop