Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação Secom Palmas

Foto: Divulgação Secom Palmas

A semana começou com boa notícia para a cultura em Palmas. É que o Teatro Fernanda Montenegro, instalado no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, teve sua reforma iniciada nesta segunda-feira, 11, com a assinatura da ordem de serviço pela prefeita Cinthia Ribeiro, acompanhada da presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Cleizenir Divina, e autoridades municipais. 

Enquanto a ordem de serviço era assinada, a obra já estava sendo iniciada. Nesta primeira etapa será executada a manutenção corretiva da laje de cobertura, juntamente com toda a impermeabilização da área. Também será contemplada a revitalização interna, incluindo proteção acústica, forro, piso, iluminação e sonorização.

Para a execução da reforma, ainda em 2022 a Fundação Cultural de Palmas contratou um técnico especializado para fazer uma avaliação estrutural do Teatro Fernanda Montenegro, executada por meio de análise dos documentos técnicos, inspeções detalhadas nos elementos das edificações, processos de anamnese, ensaios técnicos específicos (como esclerometria, foto-termometria, ensaios de corrosão do aço, entre outros). Fábio Henrique de Melo Ribeiro, consultor sênior doutor em Ciências do Ambiente, mestre em Engenharia Civil, especialista em Patologia das Estruturas e Tecnologia do Concreto, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e diretor da Associação Brasileira de Patologia das Construções, foi o responsável pela elaboração do laudo técnico.

Após o laudo técnico foi realizado o orçamento da obra e contratação de empresa para execução dos serviços, que serão realizados pela Engix Construções e Serviços Ltda., com valor inicial estimado em aproximadamente R$ 2,5 milhões. A previsão é que a primeira etapa seja realizada em 120 dias. 

Na ocasião, a presidente da FCP, Cleizenir Divina, ressaltou a importância do Fernanda Montenegro para a Cultura na Capital. “É um momento de alegria iniciarmos esta obra tão esperada pela classe artística e pelo público. O Theatro Fernanda Montenegro é a principal casa dos nossos artistas. Trabalharemos para que seja entregue o mais breve possível e com a qualidade necessária para atender os artistas locais e de todo o país”, afirmou. 

Também presente na ocasião, a presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Karin Dias, falou sobre o papel do Theatro também em contexto estadual. “ É uma conquista de grande valor da atual gestão da FCP, que atende os anseios de nossos artistas. A prefeita firmou mais um importante pilar em nosso sistema de cultura municipal, hoje é o dia que marca o início da revitalização dessa que é a grande obra da cultura de Palmas, mas que também transcende nossa Capital, eis que é um símbolo da cultura tocantinense”, disse. 

Já a prefeita Cinthia Ribeiro reforçou o papel fundamental do Espaço como o abrigo dos grandes espetáculos que acontecem na Cidade. “Reformar o Theatro Fernanda Montenegro é muito significativo, representa um resgate cultural. Com essas intervenções, estaremos prontos para receber grandes produções locais e nacionais. Assinamos a ordem serviço já com início imediato da obra. Assim, imprimimos, mais uma vez, a marca de eficiência da nossa gestão”, disse. 

Durante o andamento das obras, as atividades do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho seguem normalmente e podem ser remanejadas, caso necessário.

Teatro Fernanda Montenegro

Instalado no complexo Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, o Fernanda Montenegro é o maior teatro do estado do Tocantins, com capacidade para 500 lugares, o local é a casa dos grandes espetáculos na Capital, abrigando tanto os artistas locais, como eventos de circulação nacional nas artes cênicas e na música.

Espaço Cultural

O projeto do prédio do Espaço Cultural de Palmas foi concebido em 1994 pelo arquiteto Paulo Henrique Paranhos, e segue linhas modernas. A Obra, de 9.440 m², foi construída entre 1995 e 1996 e inaugurada em 26 de setembro de 1996. O complexo recebeu o ‘Destaque em Obra Construída’ no 3º Prêmio Jovens Arquitetos de São Paulo e também foi escolhido na Alemanha como ‘Architect of Awa’.
O complexo do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho é formado pela Grande Praça, o Teatro Fernanda Montenegro, O Cine Cultura – Sala Sinhozinho, a Biblioteca Jornalista Jaime Câmara, Galeria Municipal de Artes, as salas administrativas da Fundação Cultural de Palmas e o Centro de Treinamento e Ensino Artístico.

(Foto: Divulgação Secom Palmas)